Lançada I Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável no RN

Nesta quinta-feira (03), será aberta a Etapa Estadual da I Conferência Nacionbal de desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (I CNDRSS) no Rio Grande do Norte. O evento é uma parceria da Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a S

A Conferência terá um caráter propositivo para as políticas públicas, programas e ações de governo. O encontro também irá contemplar um balanço das políticas de desenvolvimento rural, valorizar a diversidade de atores sociais e de gênero e, ainda, buscar ampliar o diálogo com a sociedade civil.


A expectativa é de que a conferência seja um grande evento para a discussão do desenvolvimento rural sustentável no País. “Podemos dizer que a participação social é uma das marcas do atual Governo, tanto na esfera estadual como Federal. E o espaço das conferências permite isso, já que são eventos de teor deliberativo”, esclarece Canindé de França, secretário da SEARA e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF).



“A realização da I Conferencia do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário é um momento de avaliação das políticas públicas do Governo Federal para a agricultura familiar e oportunidade de atualização na elaboração teórico – prática que equipes de assistencia técnica, movimentos sociais, trabalhadores e trabalhadoras rurais e gestores públicos fazem em seu dia à dia”, explica o delegado do MDA no RN, Hugo Manso.



A I CNDRSS será realizada em Olinda (PE), entre os dias 25 e 28 de junho de 2008, com o objetivo de formular uma Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável do Meio Rural que contemple todas as forças sociais e diversidades regionais, informa o secretário Canindé de França. “A Conferência vai marcar um período de grande mobilização nacional para o estabelecimento de uma política modelo de desenvolvimento rural. Assim, demarcaremos o novo modelo de agricultura familiar e reforma agrária”. Segundo ele, todo esse processo, que será dividido em etapas de discussões municipais, estaduais e nacional, vai durar cerca de oito meses.



A I CNDRSS terá abrangência nacional e levará em conta aspectos regionais e territoriais. O tema geral da conferência será Por um Brasil Rural com Gente: sustentabilidade, inclusão, diversidade, igualdade e solidariedade. A etapa preparatória, que contemplará conferências territoriais (obrigatórias), municipais, intermunicipais, eventos temáticos e setoriais, ocorrerá entre 1º de novembro de 2007 e 30 de janeiro de 2008. Já a etapa estadual, prevista para ocorrer entre 15 de março e 30 de abril, prevê a realização das conferências estaduais.



O Condraf



A I CNDRS é promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf). O Conselho é o instrumento de articulação entre o Governo Federal e a sociedade civil na proposição de diretrizes para a formulação e implementação de políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável. O Condraf integra a estrutura do MDA e é presidido pelo ministro Cassel.


 


De Natal, Jana Sá.