Piauí elege representantes para Seminário de Meio Ambiente
O PCdoB/Piauí elegeu, esta semana, quatro representantes para o “Seminário Nacional: Meio Ambiente e Desenvolvimento”, que o Partido vai realizar nos dias 10 e 11 de abril em Brasília. Representarão o Piauí no evento, o secretário estadual de Meio Ambient
Publicado 03/04/2008 11:59 | Editado 04/03/2020 17:02
A eleição dos nomes aconteceu em reunião no último dia 1º, ocasião em que o PCdoB fez debate sobre as principais questões ambientais, com identificação de problemas e sugestão de soluções.
No Piauí, o PCdoB está à frente da gestão da secretaria estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) desde o ano de 2003. Durante a reunião o secretário Dalton Macambira apresentou os principais problemas ambientais do Estado e as soluções que Têm sido adotadas pela Semar na gestão e no monitoramento dos recursos naturais. “O tema meio ambiente saiu do cantinho da página do segundo caderno dos jornais para assumir os editoriais da grande mídia e essa mudança foi decorrência do processo atual de aquecimento global que tem acelerado as mudanças climáticas, o chamado efeito estufa, resultado da sociedade de consumo levado às últimas conseqüências pelo modo capitalista de produção”, explicou Dalton Macambira.
Hoje o principal desafio do governo do Piauí é combinar ações que visem o desenvolvimento com a preservação ambiental, através do desenvolvimento sustentável, com ações economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas.
O coordenador do Dnocs José Carvalho destacou que é preciso mostrar à sociedade que a degradação ambiental está ocorrendo no mundo inteiro em função das práticas capitalistas da sociedade. “O capitalismo é o culpado pela destruição dos recursos naturais em todo o mundo”, comentou.
Ao final das discussões, os membros da reunião elaboraram um documento-base para subsidiar o debate no seminário nacional.