Deputados visitam indústria fonográfica da ZFM, ameaçada por Proposta de Emenda à Constituição
O presidente da Comissão Especial da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 98, que defende a imunidade tributária para a indústria fonográfica e videográfica (CDs e DVDs), deputado Décio Lima, visita nest
Publicado 07/04/2008 17:16 | Editado 04/03/2020 16:13
A visita é informal e será acompanhada pelos deputados federais do Amazonas Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Marcelo Serafim (PSB). O objetivo, explica Vanessa, é sensibilizar o presidente da Comissão para os investimentos do segmento feitos na Capital do Amazonas e a mão-de-obra e a economia geradas, já que a PEC, uma vez aprovada, irá eliminar a vantagem fiscal que mantém o segmento no PIM em relação ao restante do País.
“É claro que defendo o barateamento dos CDs e DVDs originais, até porque dessa forma contribuiremos para a difusão da cultura e também assim poderemos combater a pirataria, o grande inimigo do setor, que vem definhando nos últimos anos. Por outro lado, temos que ter cuidado para não aplicarmos um golpe de morte no segmento instalado em Manaus, que tem elevados investimentos em nosso pólo fabril”, afirma a parlamentar.
Segundo a Comissão que defende a PEC 98, os efeitos da pirataria na indústria fonográfica, entre 1997 e 2004, foram devastadores. A queda no número de artistas contratados foi de 50%, sem contar que o número de lançamentos caiu 40%. Todo este quadro, apenas nesse intervalo de tempo, resultou no fechamento de aproximadamente 2,5 mil postos de revenda e a perda de mais de 80 mil postos de trabalho.
Vanessa já havia apresentado requerimento para que os integrantes da Comissão conhecessem o segmento em operação no Pólo Industrial de Manaus, mas ele foi rejeitado. A idéia da deputada, após essa visita informal, e que uma nova seja organizada, dessa vez oficial e com mais deputados e que também seja composta por artistas nacionais.
Assessoria de imprensa da deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM)