Sem categoria

Eleitor do DF pedirá título pela Internet

A partir desta segunda-feira (7) até 30 de abril, os eleitores do Distrito Federal poderão se alistar pela Internet. A novidade foi anunciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que aprovou, na semana passada, Resolução que autoriza o funcionamento,

A partir das 13 horas desta segunda-feira (7), o formulário já estava disponível nos sites do TSE (www.tse.gov.br) e do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (www.tre-df.gov.br).



De acordo com a Resolução, o requerimento dos serviços iniciado eletronicamente só passará a valer com o comparecimento do eleitor ao cartório eleitoral, no prazo de cinco dias úteis após o pré-atendimento, quando deverão ser apresentados os documentos que comprovem os dados informados e o recolhimento de multa, se for o caso, para aqueles eleitores que estão em débito com a Justiça Eleitoral.



A guia de pagamento da multa será disponibilizada automaticamente ao fim do preenchimento do cadastro. Isso facilitará o atendimento do eleitor, que poderá levar o comprovante da multa quitada junto com os documentos a serem apresentados no prazo estabelecido. Caso o eleitor não vá ao cartório no prazo, o cadastro feito online será descartado.



O protocolo emitido após o envio eletrônico dos dados não comprova regularidade da inscrição ou a quitação eleitoral e se destina apenas a informar o número e data da solicitação e o prazo para comparecimento ao cartório. Não poderão usar o serviço os eleitores que tiverem restrições cadastrais, devendo procurar os cartórios eleitorais para regularização.



O novo serviço vai garantir maior comodidade ao eleitor, pois o processo será mais confiável, ao ser o próprio requerente que preencherá os dados, restando ao atendente do cartório apenas conferir os documentos apresentados com as informações registradas. Além disso, o eleitor poderá escolher o local de votação mais próximo de sua residência e que tem vaga disponível. Ao digitar o CEP, automaticamente aparecerão as opções de seções na localidade. O serviço estará disponível ao eleitor 24 horas.



Fonte: TSE