Seduc reúne dirigentes para fortalecer ações voltadas à leitura 

Secretários Municipais de Educação do Ceará estão reunidos nesta segunda-feira, dia 7,  das 8 às 16 horas, para o Seminário “Pacto pelo Ceará Leitor”. O objetivo é sensibilizar para a importância da formação de mediadores da leitura nos 184 município

A ação  integra o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc). O evento será no auditório da Faculdade 7 de Setembro – FA 7 (rua Maximiano da Fonseca, 1395 – Edson Queiroz)


 


O Seminário faz parte de um dos cinco eixos do Programa: Literatura Infantil e Formação de Leitores. Pela manhã, haverá uma Mesa Redonda, sob a mediação do professor e escritor, Fabiano dos Santos. Terá como foco “A gestão de políticas públicas para o acesso a bens culturais: políticas educativas de literatura infantil e formação de leitores e os impactos produzidos nas práticas pedagógicas”.


 


O debate contará com o jornalista e escritor Flávio Paiva, a professora e pesquisadora da Universidade Federal do Ceará(UFC), Ângela Maria Rossas Mota de Gutiérrez, e a coordenadora do Curso de Letras da Unifor e professora do ensino médio da rede pública estadual, Aila Sampaio.  Ainda no início dos trabalhos, foi programado um momento para a contação de histórias com o escritor Almir Mota, criador da Casa do Conto, e a educadora Júlia Barros, contadora de histórias da mesma entidade.


 


No período da tarde, está prevista a apresentação da estrutura do Curso de Formação Básica em Literatura e Formação de Leitores e da Metodologia do Grupo Focal. Estarão presentes ao Seminário, técnicos e responsáveis pelo Programa nas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), nas SME e na Seduc.


 


O Seminário é resultado do esforço da Seduc, Fundo das Nações Unidas para a Infância(Unicef), União dos Dirigentes Municipais de Educação(Undime),  Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará(Aprece), Associação das Primeiras Damas dos Municípios do Estado do Ceará(Apdmce) e o Fórum de Educação Infantil. Todos estarão representados no evento. Em 2007, o Governo do Estado do Ceará propôs aos prefeitos dos municípios cearenses um pacto pela alfabetização de todas as crianças de seis e sete anos da rede pública de ensino, através do Programa Alfabetização na Idade Certa ( PAIC).


 


 


Fonte: Seduc