Trabalhadores fundam CTB/RN e elegem João Oliveira presidente

Com grande entusiasmo e empolgação trabalhadores de diversas categorias se reuniram sexta-feira e sábado (04 e 05) junto com lideranças do movimento social e político do Rio Grande do Norte no Encontro Estadual de Fundação da sesão da CTB no Rio Grande do

Já no ato político de abertura do Encontro Estadual o auditório do SESC/Centro ficou lotado de trabalhadores do campo e da cidade revelando a empolgação do movimento sindical potiguar com a construção de uma central classista.



Para comandar a CTB Potiguar foi eleito um dos Coordenadores do SINTE/RN, João Oliveira. Foi ainda aprovado a resolução política do encontro, o plano estadual de lutas e os estatutos da Central no Rio Grande do Norte.



Com emoção João Oliveira em seu discurso de posse agradeceu a oportunidade de presidir um central que tem como patrono Alírio Guerra, defendendo que a construção da CTB/RN será feita com a atuação de todos os diretores, que o movimento sindical classista tem grande responsabilidade na construção de uma agenda que unifique o movimento sindical e popular pro mais direitos para os trabalhadores.



Patrono da CTB Potiguar



Num clima de emoção foi aprovado pela plenária geral de fundação da central o nome do saudoso líder do movimento sindical e popular do estado, Alírio Guerra patrono da CTB/RN. Coube ao ex-coordenador da CSC/RN, George Câmara relatar o um pouco da história de luta de Alírio Guerra que na década de 80, que com humildade e combatividade dedicou toda a sua vida a causa dos trabalhadores e do socialismo. Para George essa homenagem é um resgate da história de um grande homem que foi o timoneiro e construtor da Corrente Classista no Rio Grande do Norte.



Ato político



A mesa de abertura do ato foi dirigida pela Diretor Executivo Nacional de Energia da CTB, Divanilton Pereira, junto com Gilda Almeida Diretora Executiva Nacional de Meio Ambiente e Maria dos Navegantes, presidente do SindCostureiras/RN. Comporam a mesa também o presidente da Força Sindical, José Antonio Beato; representantes de vários movimentos sociais, como o dirigente da Unegro/RN, Albaroba; da UJS, Ítalo Rocha; da UBM, Lucinete Costa, alem da representante da Governadora Vilma de Farias, Rosane de Araújo, Coord. De Trabalho e Renda do SINE/RN e o Presidente do PCdoB/RN, Antenor Roberto.



Na intervenção de abertura, Divanilton Pereira, afirmou que a principal bandeira da CTB esta registrada nos estatutos da Central classista ‘nasce uma central sindical que no primeiro artigo levanta a bandeira da superioridade do socialismo sobre o capitalismo e se propõe a organizar e representar os trabalhadores na construção dessa luta histórica’.



O presidente da Força Sindical registrou que a CTB nasce para quebrar o paradigma da construção da unidade política dos trabalhadores sem necessariamente existir apenas uma central sindical.



A presidente do SindCostureiras, Maria dos Navegantes resgatou a forma como foi construída a filiação do sindicato que ele preside a CTB, com presença constate na base, com assembléias em portas de fabricas filiando uma entidade que reúne na base mais de 10 mil trabalhadores.



Antenor Roberto, presidente do PCdoB, parabenizou os trabalhadores pela abertura representativa do evento, com a presença de vários sindicatos e bases sindicais. Clocamando todos para construir uma central sindical que coloque os trabalhadores na vanguarda da luta política.



Após o ato de abertura do encontro, a Diretora Nacional da CTB, Gilda Almeida, deu uma palestra com base na publicação do livro Coletânea com a Carta de Princípios, o Plano Nacional de Lutas e os Estatutos da CTB Nacional, aprovados num congresso nacional realizado no final do ano passado. Segundo Gilda a realidade histórica do Brasil registra que a depreciação das condições de trabalho e de vida dos trabalhadores tem sido determinada, em grande medida, pelo baixo crescimento da economia nacional ao longo dos últimos 25 anos.



Debates na plenária



No sábado (05) ocorreram os trabalhos do encontro com a apresentação da resolução política da CTB pelo seu dirigente nacional, Divanilton Pereira, do Plano Estadual de Lutas, por João Oliveira e do Estatuto da central, por Marcio Dias, presidente do SINDIPETRO/RN, seguida de intervenções dos delegados que participaram apresentando opiniões sobre os objetivos estratégicos da central.



Ocorreram mais de 20 intervenções com a do militante do movimento social, Mery Medeiros, que abordou o resgate histórico do movimento sindical e a atualização da sua tática política de lutar pela construção do socialismo ligada à luta concreta pela conquista de direitos.



Ainda teve a intervenções registrando a necessidade da CTB/RN atuar entre o movimento social, resgatando a Coordenação dos Movimentos Sociais – CMS, e a construção de um Fórum de Centrais Sindicais no estado, unificando os trabalhadores e o movimento popular nas lutas por melhores condições de vida, salário, educação, saúde, emprego.



Ao encerramento do encontro foi aclamada a palavra de ordem construída pelo CTbista Potiguares ‘unir, lutar, vence, agora é CTB’.



De Natal, Jan Varela, com fotos de Teotônio Roque e Jan Varela.