PCdoB Salvador inaugura distrital no bairro de Brotas

O Partido Comunista do Brasil inaugurou na última sexta-feira, (11/04), a sede do comitê distrital da área de Brotas, em Salvador. O espaço, localizado na avenida principal, vai reunir três organismos de bases, o de Brotas, do Engenho Velho de Brotas e um

O PCdoB já vinha atuando no bairro, mas só agora montou uma estrutura física para agregar os militantes da área. Para o presidente do distrital, Nadson Oliveira, a sede vai potencializar a reestruturação do partido em Brotas. “Nós da nova geração temos a tarefa de consolidar o trabalho dos antigos militantes. Nosso objetivo é levar o ideal de uma sociedade mais igualitária para toda a população do bairro”, declarou em um discurso emocionado. Nadson não esqueceu de agradecer a todos os integrantes da diretoria do distrital pelo esforço até a inauguração.


 


Um espaço importante


 


O presidente do PCdoB em Salvador, Geraldo Galindo, também falou da importância que o novo distrital tem para o partido, ressaltando a dedicação que alguns militantes da área tiveram na consolidação da presença comunista em Brotas. O evento contou também com as presenças do deputado federal Daniel Almeida, dos vereadores Everaldo Augusto e Reginaldo Oliveira, além de representantes de diversos comitês distritais, organismos de base do PCdoB, sindicatos e entidades do movimento popular.


 


A vereadora e pré-candidata do PCdoB a prefeita de Salvador, Olívia Santana, também compareceu ao evento. Muito aplaudida, a vereadora falou dos desafios que o partido está enfrentando após anunciar a intenção de concorrer à Prefeitura e da importância que a militância tem na vida do PCdoB.”Fico sempre muito feliz toda vez que o partido se organiza em mais uma base. Este é o nosso maior diferencial. Nós não fazemos política para conseguirmos cargos, mas porque acreditamos que uma sociedade mais justa é possível.Trabalhamos para conscientizar o trabalhador, o desempregado, os jovens e a dona de casa de que eles têm o direito a uma vida digna. Que se eles quiserem podem mudar a sociedade. Por isso, os grandes coronéis não querem os comunistas no poder”, afirmou.


 


Um bairro de contrastes


 


O bairro de Brotas foi criado em 1718 por um decreto do então arcebispo de Salvador, D. Sebastião Monteiro da Vide. Localizado na região centro sul da cidade, o bairro é um grande conjunto de morros limitados pelas avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães, Antônio Carlos Magalhães e Bonocô.


 


Considerado o segundo bairro mais populoso de Salvador, perdendo apenas para Cajazeiras, tem atualmente cerca de 180 mil habitantes pertecentes a todas as classes sociais. Esta população está dividida em vários outros sub-bairros: Matatu, Vila Laura, Cosme de Farias, Engenho Velho de Brotas, Acupe, Horto Florestal, Daniel Lisboa e Campinas de Brotas.


 


De Salvador,
Eliane Costa