Arievaldo Viana na Feira do Livro Infanto-Juvenil de Bolonha

A literatura de cordel, descendente brasileira do trovadorismo medieval europeu,conquista seu espaço na 45ª. Feira do Livro Infantil de Bolonha (45th Bologna Children's Book Fair 2008).

 


 


O livro “Padre Cícero – O Santo do Povo”, do poeta popular Arievaldo Viana, ilustrado com xilogravuras de João Pedro Neto e projeto gráfico de Arlene Holanda está presente no catálogo da FundaçãoNacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ (Brazilian Section of iBbY),comemorativo dos quarenta anos da Fundação, como um dos livros infanto-juvenis altamente recomendáveis.



Padre Cícero – O Santo do Povo é uma publicação das Edições Demócrito Rocha de Fortaleza, editora que vem apostando cada vez mais na poesia popular nordestina. Outros livros do autor, dentro dessa mesma proposta, deverão ser lançados em breve por essa grande editora.



Arievaldo tem livros publicados também pelas editoras IMEPH (O Pavão Misterioso, A Raposa e o Cancão – indicado pelo MEC, PNBE 2008 e O Bicho Folharal) e lançará em breve, pela Cortez, A Ambição de Macbeth e a Maldade Feminina, com ilustrações de Jô Oliveira.



 
Trechos da obra:
 
Eu vou narrar a história
De um grande brasileiro
Um cearense de fibra
Com fama de milagreiro
Patriarca do sertão
Padre Cícero Romão
O santo de Juazeiro.



 
É o pastor do romeiro
Nesse sertão nordestino
Conduzir as multidões
Na terra foi seu destino
Sempre mostrou vocação
Já gostava de oração
No seu tempo de menino.
 
(…)
 
Com grande facilidade
Atraía as multidões
Que vinham diariamente
Dos mais longínquos rincões
Alguns traziam presentes
Outros traziam doentes
Para escutar seus sermões.



 
Terminadas as orações
O padre distribuía
Com pobres e maltrapilhos
Parte do que recebia
Praticando a caridade
A sua amada cidade
Rapidamente crescia.
 
(…)
 
Embora não seja santo
Perante a Cúria Romana,
O povo diz que ele é,
E seu poder inda emana.
Pois não é ditado novo:
Dizem que a voz do povo
É de Deus e não se engana.



 
Romeiros chegam a pé
De carro ou de avião
No túmulo do Padre Cícero
Fazem a sua oração
Visitam seu monumento
Pedindo a todo momento
Sua bênção e proteção.
 



 
Quem é Arievaldo Viana
 
Arievaldo Viana nasceu no Sertão Central do Ceará e foi alfabetizado por sua avó Alzira de Sousa Lima, em 1974, com o valioso auxílio dos folhetinhos de feira, hoje conhecidos como Literatura de Cordel.  Desde criança exercita sua verve poética,tendo recebido a princípio, as benéficas influências dos mestres Leandro Gomes de Barros e José Pacheco, dois pilares da poesia popular nordestina.
Refletindo sobre a experiência vivenciada ao lado de sua avó, criou o Projeto Acorda Cordel na Sala de Aula, que utiliza essa rica manifestação na educação de crianças, jovens e adultos.



É membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel -ABLC, onde ocupa a cadeira de nº 40. Tem mais de 100 folhetos já publicados e é autor de vários livros, dentre os quais destacam-se:  O Baú da Gaitice  (crônicas e anedotas), São Francisco de Canindé na Literatura de Cordel (ensaio), Acorda Cordel na Sala de Aula(didático), A Raposa e o Cancão (cordel infanto-juvenil ilustrado por Arlene Holanda), O Pavão Misterioso (cordel ilustrado, em parceria com o cartunista Jô Oliveira), além da HQ A Moça que Namorou com o Bode, em parceria com KlévissonViana.