Dois duos para dança

O projeto Quarta em Movimento desta semana coloca o bailarino Felipe Araújo no palco em dois duos sobre as frágeis relações humanas.

Um corpo que dança sob e sobre a Cidade e suas relações. Esta é a proposta que o bailarino Felipe Araújo faz ao seu próprio corpo ao dançar as frágeis relações humanas na Cidade, dentro do Projeto Quarta em Movimento, da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo da Prefeitura de Fortaleza, desta quarta-feira, 16 de abril. O palco para seu ato dançante é o Mercado dos Pinhões, espaço que vem acolhendo diversas manifestações artísticas e culturais de Fortaleza.


 


No duo “Umas doces lágrimas”, ao lado de Tiago Braga, ele dança as relações pessoais e sexuais, sem medo e sem censura. A performance é uma crítica à homofobia e também uma ode ao amor que não conhece cor, raça, religião classe social nem sexo. Amor que simplesmente acontece. No outro, ele contracena com Henrique Castro para tratar da questão do deslocamento a partir da passagem de transeuntes que seguem uma mesma estrada de um lugar qualquer no espetáculo “É Carona. O que eles esperam? Apenas que a estrada sinuosa os leve a um futuro num lugar que fica longe, impossível de chegar a pé”.


 


Felipe Araújo é remanescente do CEM (Centro de Experimentação em Movimento) e passou pelo Curso Técnico em Dança (SENAC/Secult/SESC) e seu trabalho foi selecionado no último edital de fomento à dança, lançado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Funcet. Segundo ele, a conquista de espaços para circulação de espetáculos de dança na cidade passa pelo projeto Quarta em Movimento, concebido e viabilizado através do Núcleo de Dança da Funcet, desde 2005.


 


O Quarta em Movimento começou na própria sede da Funcet, entre escadas, terraços e jardins, e foi dar no Mercado dos Pinhões, hoje palco oficial do projeto. Todas as quartas-feiras, a partir de 20h, é sob a estrutura de ferro que bailarinos, coreógrafos e grupos de dança têm espaço garantido para apresentar performances e trabalhos autorais ou de caráter experimental.


 


Quarta em Movimento – 20h, no Mercado dos Pinhões
Dois duos com o bailarino Felipe Araújo: “Umas doces lágrimas”, ao lado de Tiago Braga, e “É carona”, com Henrique Castro. O bailarino se apresenta todas as quartas-feiras de abril, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioly), às 20h.



Fonte: Funcet