Sem categoria

Novelas diminuíram natalidade brasileira, diz estudo

A queda da taxa de natalidade no Brasil ao longo dos últimos 40 anos deve-se, em parte, à paixão nacional pelas novelas, demonstra estudo realizado por um instituto britânico.

O modelo de famílias compactas dado por essas telenovelas extremamente populares parece ser a principal causa desse fenômeno, de acordo com pesquisadores que trabalham no Centro de Pesquisa de Política Econômica (CEPR), baseado em Londres.



As histórias, em sua maioria produzidas pela TV Globo, tiveram, certamente, “um efeito mensurável” no número de crianças desejadas pelos brasileiros, declarou uma das autoras da pesquisa, Eliana La Ferrara, do CEPR e da Universidade Bocconi, de Milão.



Censos e outros dados mostraram que a queda da taxa de natalidade de 6,3 filhos por mulher, em 1960, para 2,3 filhos, em 2000, é, parcialmente, resultado das novelas da Globo.



Esses programas populares também influenciam “de maneira surpreendente” a escolha dos nomes dos recém-nascidos, acrescentou Eliana La Ferrara.



Ela declara ainda que, nos países onde o analfabetismo é elevado, essas telenovelas poderiam ajudar os governos a sensibilizar a população sobre a Aids, a desenvolver a educação e a reforçar os direitos das minorias.



Fonte: France Presse