Sem categoria

Boas práticas do Bolsa Família serão premiadas

Para reconhecer o esforço dos governos estaduais e municipais na melhoria das condições de vida do público atendido pelo Bolsa Família e disseminar a adoção de experiências que estão trazendo bons resultados na redução da pobreza, o Ministério do Desenvol

As iniciativas dos municípios e dos Estados podem ser inscritas no Observatório de Boas Práticas na Gestão do Bolsa Família (www.mds.gov.br/bolsafamilia/
observatorio) até 15 de maio. Apenas as práticas que forem publicadas no Observatório concorrerão ao prêmio.



A premiação deste ano foi ampliada. Na primeira edição, em 2006, foram selecionadas 16 práticas. Neste ano, serão 27, sendo 20 municipais e sete estaduais. Para inscrever uma experiência, basta preencher o formulário disponível no Observatório.



Visibilidade internacional



Neste sábado (19), o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, encerra visita oficial de quatro dias à Europa, em Viena, na Áustria, onde falou sobre algumas destas práticas inovadoras. A viagem começou na quarta-feira (16), em Bruxelas, Bélgica, onde o ministro assinou memorando de entendimentos com o comissário para Emprego, Assuntos Sociais e Igualdade de Oportunidades da União Européia (UE), Vladimir Spidla. O documento consolida os diálogos regulares entre Brasil e UE por meio de troca de experiências relacionadas a programas e políticas sociais, assuntos previdenciários, além da promoção de aprendizado mútuo.



Para o ministro Patrus, os brasileiros têm muito a aprender com a Europa, onde a grande maioria dos países investe há mais de 100 anos em políticas sociais de proteção e promoção dos pobres. Por outro lado, ele lembra que o Brasil também pode dar valiosa contribuição a outras nações. “Nós temos recursos e estamos priorizando a área social. Queremos levar nossas experiências para outros países, contribuindo para que tenhamos um mundo com mais desenvolvimento e com mais justiça social”, afirma o ministro. A proposta para o estabelecimento do memorando surgiu durante a Conferência Promovendo a Coesão Social: A Experiência da União Européia e dos Países  Ministro acredita que o Brasil tem muito a aprender com a Europa, mas também muito a contribuir para um mundo socialmente mais justo Latino-Americanos e do Caribe, realizada na Bélgica, em março de 2006. Da Bélgica, Patrus Ananias seguiu para Viena (Áustria).



O Ministério tem projetos de cooperação internacional com 23 países. Nos últimos meses, o ministro Patrus já esteve no Equador, Chile, China, Paraguai, Argentina, Egito e Vietnã para falar sobre Fome Zero, Bolsa Família, redução da desigualdade e da pobreza. Os programas conduzidos pelo Ministério, principalmente o de transferência de renda, têm sido recomendados por organismos internacionais a outras nações.



Com informações do MDS