Sem categoria

Paraguai: boca-de-urna aponta vitória de Fernando Lugo

Uma hora após ter sido encerrada a votação para as eleições presidenciais do Paraguai, os principais veículos de comunicação do país divulgaram as primeiras pesquisas de boca-de-urna. As sondagens apontam para a vitória do ex-bispo católico Fernando Lugo,

Em todas as sondagens, Fernando Lugo está em primeiro lugar. O canal 13 da televisão paraguaia divulgou resultado de três pesquisas. Lugo aparece com entre 41,7% e 43,7% dos votos. Em segundo lugar, a candidata do governo, Blanca Ovelar, tem entre 36,4% e 38,2%, seguida por Lino Oviedo, da Unesa, que tem de 15,7% a 18% dos votos, segundo as pesquisas citadas.



No meio da tarde, alguns veículos desrespeitaram a legislação eleitoral e divulgaram números, sem revelar, no entanto, o nome dos candidatos. Os sites dos jornais ABC Color e Última Hora divulgaram pesquisas, que contabilizaram a opinião dos eleitores que haviam votado até o meio-dia. E depois foi atualizando no decorrer da tarde.



Mesmo sem revelar os nomes, analistas apontavam que o candidato que se apresentava em primeiro lugar, e contabilizava cerca de 43% das intenções de voto, era mesmo Fernando Lugo. Em segundo lugar estava Blanca Ovelar e, em terceiro, Lino Oviedo.



Blanca e Oviedo duvidam das pesquisas



A candidata do Partido Colorado, Blanca Ovelar, disse, em entrevista à imprensa, que não acredita nos resultados das pesquisas de boca-de-urna “até porque uma delas (ela não citou qual) aponta empate técnico entre mim e Fernando Lugo”, disse.



Blanca conclamou os colorados a vigiarem o processo de apuração e esperarem pelo resultado oficial das eleições, que o Tribunal Superior de Justiça Eleitoral promete ainda para este domingo, por volta das 22h.



Lino Oviedo também declarou que pretende esperar os resultados do TREP (Transmissão Rápida de Resultados Eleitorais) para saber quem será o novo presidente paraguaio. O candidato da Unesa disse que só então pretende, se for o caso, reconhecer a sua derrota.


 


Votação tranqüila



Ao votar, Lugo disse que ao executar tal ato cumpriu “o dever cidadão em um dia histórico”, em companhia de “muitos amigos”, entre eles Hebe de Bonafini, presidente das Mães da Praça de Maio, que chegou a Assunção para apoiar a candidatura do ex-bispo.



Apesar do temor de que o pleito fosse ameaçado por fraudes, o ex-presidente da Colômbia, Andrés Pestrana, que está no país chefiando a missão de observadores internacionais da Fundação Internacional para Sistemas Internacionais, considerou que a eleição decorreu tranqüilamente e que o “o Paraguai celebrou uma grande festa democrática com a participação de cerca de 70% dos eleitores às urnas”. “Os paraguaios foram votar, agora os governantes devem demonstrar que não são menos que a cidadãos”, disse Pestrana.


 


A chefe da missão de observadores da OEA (Organização dos Estados Americanos), María Emma Mejía, também destacou a alta participação dos paraguaios nas eleições. Em uma entrevista à imprensa, ela ressaltou que só se registraram incidentes isolados na primeira parte da votação, mas disse que os paraguaios deram “uma lição de cidadania”.



As autoridades eleitorais não informaram sobre estimativas de participação, embora diferentes partidos políticos em disputa mostrem confiança de que possa ter superado os 67% que foram registrados em 2003, quando foi eleito o presidente Nicanor Duarte.



Da redação, com agências