Sem categoria

Paraguai é o 1º a eleger seus deputados no Parlamento do Mercosul

As eleições presidenciais do Paraguai, que ocorreram neste domingo (20), não são apenas “atípicas”, como têm classificado as autoridades, pela possibilidade de o Partido Colorado sair do poder depois de 61 anos de domínio. Os paraguaios também fazem a sua

Com sede em Montevidéu, no Uruguai, o Parlasul entrou em funcionamento no dia 7 de fevereiro, com a posse dos deputados e senadores indicados pelos Estados do bloco. Cada um deles – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – tem até agora de 18 lugares. A delegação da Venezuela, país que tem a adesão plena dependente de ratificações do Brasil e do Paraguai, tem por enquanto direito à palavra, mas não ao voto.



Por enquanto, o Parlasul só tem funções consultivas e, com o tempo, seus integrantes serão gradativamente substituídos pelos eleitos por votação popular, como faz neste domingo o Paraguai.



O Brasil vai eleger os seus primeiros representantes diretos ao Parlasul em 2010, nas eleições presidenciais. Está programada para o próximo mês de maio a discussão no Parlasul sobre a distribuição de suas cadeiras. O projeto brasileiro propõe a seguinte composição: 75 parlamentares do Brasil, 32 da Argentina, 31 da Venezuela, 18 do Paraguai e 18 do Uruguai. O parlamento terá de tomar uma decisão sobre o assunto até o final de 2008.



Fonte: Uol