Sem categoria

Tribunal paraguaio confirma vitória de Fernando Lugo

O ex-bispo católico Fernando Lugo, candidato da Aliança Patriótica para Mudança, foi eleito neste domingo (20) o presidente do Paraguai, rompendo com mais de seis décadas de domínio do Partido Colorado no país. Às 21h40 (22h40 de Brasília), com mais de 90

Um clima de euforia tomou conta das ruas da capital Assunção desde o início da apuração, quando a vantagem de Lugo começou a se ampliar sobre Blanca. Partidários da Aliança Patriótica para a Mudança tomaram a frente do comitê central da campanha de Fernando Lugo, na Avenida República da Argentina, e depois migraram para o centro da cidade, para um hotel onde o candidato falou à imprensa internacional.



“Quando a Justiça ratificar os resultados, estaremos abertos para construir a integração real da região, no continente e no mundo”, disse o presidente eleito do Paraguai. “Há alguns meses um grupo de paraguaios sonhava que poderia se juntar e colocar o país em primeiro lugar. Hoje, finalmente, podemos concluir a jornada com um comportamento exemplar”, continuou ele. “Queria agradecer a todos os cidadãos paraguaios que, de maneira impecável, participaram das eleições ainda que temessem alguns anunciados atos de violência”.



Ao recordar momentos vividos durante a campanha eleitoral, Lugo disse que durante suas andanças pelo interior do país pode perceber um sentimento forte de desejo de mudança. “A palavra quase mágica era 'mudança', escutávamos que o país não pode agüentar mais.”



Além dos amigos ilustres que se fizeram presentes, centenas de observadores internacionais estiveram no país no dia das eleições a fim de, indiretamente, referendar o êxito desse candidato messiânico sobre o poder colorado.



Vitória reconhecida



Após o anúncio do tribunal paraguaio, Blanca Ovelar reconheceu a vitória de seu adversário “Assim como estão avançando as projeções, o resultado é irreversível e reconhecemos o triunfo de Fernando Lugo. 'Saudamos o candidato da Aliança por este triunfo”, completou.



Da redação, com agências