Assembléia Legislativa debate aumento de tarifas bancárias

A Assembléia Legislativa do Estado do Ceará realiza, por meio da Comissão de Defesa do Consumidor, audiência pública para discutir o aumento das tarifas bancárias

O debate, solicitado pelo deputado Adahil Barreto (PR), acontece nesta terça-feira (22/04), às 14 horas, no auditório da Casa.


 


Segundo o autor do requerimento, o aumento das tarifas bancárias tem o claro objetivo de driblar o congelamento dos preços dos serviços prestados pelos estabelecimentos bancários, determinado pelo Conselho de Política Monetária Nacional, órgão vinculado ao Banco Central, em março deste ano.


 


De acordo com o deputado, algumas instituições financeiras, para driblar o congelamento, passaram a cobrar por serviços que, antes, não eram cobrados. Segundo dados de matéria publicada em 1º de abril de 2008, no jornal Folha de São Paulo, “levantamento da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) comparando as tarifas cobradas em janeiro de 2007 com as de março deste ano mostrou que houve elevações significativas.” Existem bancos, por exemplo, que subiram de R$ 15,00 para R$ 150,00 a tarifa para confecção de cadastro de novos clientes.


 


A audiência pública será transmitida por videoconferência para os municípios do Sertão Central e da região do Cariri, por meio dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs).


 


 


Fonte: Assembléia Legislativa