Enchentes no Nordeste já atingiram 606 mil pessoas
O número de pessoas atingidas pelas enchentes no Nordeste passou de 540 mil para 606 mil em dez dias, segundo o último levantamento realizado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), ligada ao Ministério da Integração Nacional.
Publicado 29/04/2008 10:59
De acordo com a Sedec, 359 municípios foram afetados pelas chuvas: Paraíba (121), Rio Grande do Norte (66), Maranhão (50), Pernambuco (49), Ceará (38) e Piauí (35). Nesses estados, foram contabilizados 62.487 desalojados e 80.042 desabrigados.
Na Paraíba, o mais atingido, 23 mil pessoas já perderam bens materiais em conseqüência das chuvas. Entre eles, são 19 mil desabrigados. Mais de 400 açudes se romperam e 10 pontes foram destruídas.
O Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres alertou às defesas civis dos Estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul que haverá fortes chuvas na região hoje e amanhã.
A presidente da Sociedade Paraibana de Pediatria, Gilca Gomes, ressalta que as crianças são as que mais sofrem com as enchentes. Elas ficam suscetíveis a viroses respiratórias, diarréias, vômitos, leptospirose, hepatite e dengue, principalmente por causa da poluição das águas.
Segundo a médica, o atendimento pediátrico no Estado é precário. Enquanto a população cresceu, o número de leitos infantis diminuiu consideravelmente.
“Temos um hospital infantil reformando há sete anos. Enquanto isso, o número de hepatite no interior da Paraíba cresce assustadoramente por causa das enchentes”, denuncia a pediatra.
A Sedec informou que distribuiu, no último mês, 1.388 toneladas de alimentos para as vítimas. Os Estados do Ceará, Maranhão e Paraíba receberam 60 kits de medicamentos. Cada um dos kits atende 500 pessoas por um período de três meses.