Sem categoria

Pesquisa: Hillary venceria McCain com diferença de 9%

De acordo com uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (29), realizada pela Associated Press e o instituto Ipsos, a senadora democrata Hillary Rodham Clinton está nove pontos à frente do senador republicano John McCain. Segundo a pesquisa, a pré-candidata

Segundo a pesquisa, Hillary tem 50% a 41% dos votos de McCain. Já Obama permanece tecnicamente empatado com o republicano, pois tem 46% e McCain 44%.



Numa coletiva de imprensa concedida após vencer as primárias da Pensilvânia, a pré-candidata afirmou que vitórias em estados grandes mostram que ela tem “melhor base para vencer” McCain. “A pergunta mais importante é: qual é o candidato que pode derrotar o senador McCain? Creio que com a vitória de terça-feira (22), mostrei que tenho uma base forte para derrotá-lo”, afirmou ao NBC’s ‘Today’.



Logo após a divulgação dos resultados, a pré-candidata democrata disse “a maré está mudando” nos Estados Unidos. “Hoje, aqui na Pensilvânia, vocês se fizeram ouvir e devido a vocês, a maré está mudando”, disse a ex-primeira-dama, em meio a uma ruidosa comemoração de seus partidários.



“Estávamos diante de um formidável adversário, que gastou muito mais que nós, na razão de três para um”. Barack Obama “quebrou cada recorde de gastos neste estado para tentar nos tirar da corrida, mas o povo da Pensilvânia sabe o que quer”, disse Hillary.



Na segunda-feira, o presidente nacional do Partido Democrata, Howard Dean, afirmou à mídia que, tanto Hillary quanto Obama “saberão a hora de desistir da disputa pela candidatura à Presidência dos Estados Unidos”, afirmado que isso faria o Partido Democrata chegar unido à eleição de novembro.



Ele alertou que o prolongamento da disputa pode prejudicar as chances do partido contra o republicano John McCain.



“Qualquer um desses candidatos, se for hora de ir, eles saberão e irão embora”, disse Dean à rede ABC. “Eles não precisam de um empurrão meu nem de ninguém, dos jornais nem de ninguém. A gente sabe quando entrar e sabe quando sair. É parte do negócio.”



Obama lidera a disputa no número de delegados eleitos, votos obtidos e Estados com vitórias. Mas perdeu recentemente primárias importantes, como as de Pensilvânia e Ohio, o que leva Hillary a argumentar que tem mais potencial em Estados eleitoralmente estratégicos na disputa contra os republicanos.