PMDB proíbe coligações com partidos de direita no Paraná
A direção executiva regional do PMDB do Paraná aprovou ontem à noite, em Curitiba, uma resolução que recomenda o lançamento de candidaturas próprias para o cargo de prefeito nos 399 municípios do Estado, único caso em que os diretórios municipais terão
Publicado 29/04/2008 17:45
Na mesma resolução aprovada ontem, ficou decidido que “caso as convenções municipais optarem pelo não-lançamento de candidaturas próprias ao cargo de prefeito, as coligações formadas pelo PT, PV e PCdoB estarão livres”.
Na prática, a formação de coligações com partidos “de direita” – a exemplo de PSDB e DEM – deverão ser submetidas à analise prévia do diretório regional do PMDB.
O presidente estadual da legenda, deputado estadual Waldyr Pugliesi, e o secretário-geral, João Arruda, assinam a resolução válida para todo o Paraná.
Milton Alves, presidente estadual do PCdoB, aplaudiu a decisão peemedebista. Para ele, a resolução dos companheiros do PMDB reforça a tese da constituição de um campo político que tem referência nos governos de Lula e Requião. “Houve uma reafirmação do protocolo de intenções assinado no ano passado”, observou.
Arruda disse que tanto o PMDB quanto o PCdoB esperam resolver virtuais impasses causados pela duplicidade de candidaturas com pesquisas eleitorais. “Creio as pesquisas são um bom método para dirimir eventuais disputas dentro do nosso campo político”, afirmou o secretário-geral.
“O PCdoB aposta nos métodos político e científico para definir as candidaturas da frente de esquerda”, concordou Milton Alves.
Leia na íntegra a resolução do PMDB do Paraná:
“DIRETÓRIO REGIONAL DO PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO DO PARANÁ
Comissão Executiva Estadual
MINUTA DE RESOLUÇÃO CEE n° 01/2008
A COMISSÃO EXECUTIVA ESTADUAL DO PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO – PMDB, no uso da competência que lhe confere o artigo 110 c/c artigo 111 do Estatuto e
CONSIDERANDO que a Comissão Executiva Nacional do PMDB, através do Comunicado n° 01/08, datado de 01 de abril de 2008, alertou sobre a necessidade de expedição de Resolução para fixação de normas de coligações partidárias nos municípios;
RESOLVE:
Artigo 1°. O Diretório Regional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro do Paraná recomenda o lançamento de candidaturas próprias para o cargo de Prefeito aos Diretórios Municipais, caso em que terão ampla liberdade para a formação de Coligações.
Artigo 2°. Nos casos em que os Diretórios Municipais, através de suas Convenções, optarem pelo não lançamento de candidaturas próprias para o cargo de Prefeito, as Coligações eventualmente formadas com o PT – Partido dos Trabalhadores, com o PV – Partido Verde ou com o PCdoB – Partido Comunista do Brasil, serão livres;
Artigo 3°. Também serão livres as Coligações formadas para as eleições proporcionais com o PT – Partido dos Trabalhadores, com o PV – Partido Verde e com o PcdoB – Partido Comunista do Brasil.
Artigo 4°. As Coligações que os Diretórios Municipais pretendam formar com os demais partidos, tanto para as eleições majoritárias, salvo a exceção do artigo 1°, como para as eleições proporcionais, deverão ser submetidas à análise prévia a ser protocolada perante o Diretório Regional até o dia 15 de junho do corrente, para a devida aprovação da Comissão Executiva Estadual.
Artigo 5°. O não atendimento às diretrizes acima estabelecidas sujeitará os Diretórios Municipais, a processos de intervenção ou de dissolução dos órgãos partidários, consoante expressa determinação do Estatuto, em seu artigo 60, VI e artigo 61, bem como, de anulação dos atos praticados.
Artigo 6°. Esta Resolução entra em vigor nesta data.
Curitiba, 28 de abril de 2008
DEP. WALDYR PUGLIESI – PRESIDENTE
JOÃO ARRUDA – SECRETÁRIO GERAL