Suely Rolnik lança livro Fazendo Rizoma no Mercado dos Pinhões

O projeto Quinta Cultural conta com a presença da pesquisadora Suely Rolnik, que discorre em palestra sobre arte e política e lança o livro Fazendo Rizoma, patrocinado pela Funcet.

Debate qualificado no Mercado dos Pinhões. O projeto Quinta Cultural desta próxima quinta-feira, 1º de maio, conta com uma convidada especial que vem à Fortaleza lançar o livro “Fazendo Rizoma”, financiado pela Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet), com selo da Editora Hedra.


 


Suely Rolnik reside em São Paulo, é Professora Titular da PUC-SP (Pós-graduação em psicologia clínica: Núcleo de estudos da Subjetividade) e docente de três instituições européias. Formada em Sociologia e Filosofia pela Sorbonne, Université de Paris 8, e em Psicologia pela Sorbonne, Université de Paris 7, tem ainda Mestrado e Pós-Graduação Latu Senso em Psicologia Clínica pela Sorbonne, Université de Paris 7 (1978) e Doutorado em Psicologia Social pela PUC-SP (1987).  Psicanalista, curadora e pesquisadora transdisciplinar, é autora, entre outros, de Micropolítica. Cartografias do desejo, em colaboração com Félix Guattari (Vozes, 1986; 8a ed. 2007).


 


No livro “Fazendo Rizoma”, organizado pelos professores e pesquisadores Beatriz Furtado e Daniel Lins, ela assina o artigo “Geopolítica da Cafetinagem”, onde imprime um olhar transdisciplinar sobre a arte contemporânea. Na ocasião do lançamento, a partir de 19h, discorre sobre “arte e política”, tendo à mesa os dois organizadores do livro.


 


Após o debate, quem sobe ao palco armado no Mercado dos Pinhões é a banda Vigna Vulgaris. Com a proposta de militância musical e cultural e estímulo à arte na educação, o grupo Maracatu Vigna Vulgaris surgiu no intuito de revisitar a cultura popular, partindo de seu alicerce maior, o maracatu cearense, com sua filosofia afro-descendente, miscigenado à cultura indígena do Ceará, à musicalidade e a estética de retintos mestres.


 


Criado em 2003, o grupo mescla instrumentos de percussão como tambores, alfaias, chocalhos, calimba, zabumba, pandeiro, agogô, apitos com guitarra, baixo, bateria, pífanos. A mistura também alcança os gêneros e as linguagens: rock, blues, jazz, MPB, poesia, dança e artes plásticas dizem sobre a mestiçagem típica do povo brasileiro. O grupo possui um repertório que vai desde compositores cearenses a músicas autorais, resgatando e revisitando a identidade popular.  


 


 A origem do nome Vigna Vulgaris merece destaque:  Vigna vem do latim, é o nome cientifico do feijão de corda (Vigna unguiculata); Vulgaris é o nome científico do feijão mulatinho, mais conhecido como carioquinha (Phaseolus vulgaris). Vigna vulgaris resume a cultura fundamental do país.


 


Quem encerra a noite é o DJ Felipe Araújo. Jornalista e organizador do Bloco Carnavalesco das Cachorras, Felipe revisita em bases eletrônicas a musicalidade brasileira de todos os tempos.


 



QUINTA CULTURAL 1º de maio, a partir das 19h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Nogueira Acioly e Gonçalves Ledo). Lançamento do livro “Fazendo Rizoma”, show com a banda Vigna Vulgaris e discotecagem com o DJ Felipe Araújo. 



Fonte: Funcet