Sem categoria

Banco do Estado do Piauí é incorporado ao Banco do Brasil

O Banco do Estado do Piauí (BEP) escapou ao processo de privatização que atingiu grande números dos bancos estaduais. O Senado aprovou, por unanimidade, na semana passada, a Mensagem da Presidência da República que incorpora o BEP ao Banco do Brasil. <

Em 2001, a União havia assumido o compromisso de privatizar o BEP, dentro do Programa de Incentivo à Redução da Presença do Setor Público Estadual na Atividade Financeira (Proes). No intuito de pôr fim a indefinição e a conseqüente deterioração do patrimônio público – conforme previu o ministro da Fazenda, Guido Mantega, na exposição de motivos encaminhada ao Senado – os governos estadual e federal optaram pela incorporação do BEP ao BB.



Os próximos passos desse processo de incorporação será a transferência dos servidores e da conta única do Estado – e junto com ela o pagamento dos servidores público estaduais – para o Banco do Brasil.



Durante a discussão do projeto, o relator da matéria, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) acolheu emenda do senador Heráclito Fortes (DEM-PI), subscrita também pelos senadores Mão Santa (PMDB) e João Vicente Claudino (PTB), ambos do Piauí, garantindo aos servidores do BEP, após a incorporação, os mesmos direitos concedidos aos servidores do Banco do Brasil.



De Brasília
Com agências