Sem categoria

Renildo comenta tática eleitoral do PCdoB em Olinda e Recife

O pré-candidato do PCdoB à prefeitura de Olinda, deputado federal Renildo Calheiros, acredita que na próxima semana será anunciado o apoio do PT ao seu nome, mas assegura que o acordo não passou – e nem deveria passar, frisou – pelas negociações entre as

Em entrevista à Rádio JC/CBN na sexta-feira (16), Renildo frisou que os dois cenários são “coisas diferentes” porque a pré-candidatura do vice-prefeito da capital, Luciano Siqueira (PCdoB), “está presa a uma visão tática diferente”.



O PT tem como pré-candidato à Prefeitura do Recife o secretário municipal de Planejamento Participativo, João da Costa.



“Eu acho que a sucessão do Recife não interfere na de Olinda. São duas cidades diferentes, duas conjunturas diferentes. A candidatura de Luciano (Siqueira) está presa a uma visão tática diferente, a uma abordagem diferente da cidade, que ele tem procurado fazer com uma série de pessoas que tem dado sustentação técnica e política à candidatura dele”, argumentou.



O raciocínio de Renildo Calheiros vai de encontro à tese defendida pelo deputado federal Fernando Ferro (PT) que elegeu a desistência de Luciano Siqueira como condição para ser favorável à coligação PT/PCdoB em Olinda.



Apesar da demora em fechar o apoio do PT, Renildo disse que está satisfeito com o debate que a legenda tem colocado em torno da sucessão de Olinda. E destacou algumas necessidades, levantadas pelos petistas, como fundamentais.



“O debate está em nível elevado. O PT coloca coisas que considero importantes como, por exemplo, eles levantam a necessidade de um Conselho Político. Acho importante. Acredito que na semana que vem estaremos anunciando (apoio do PT)”.



Oposição



O deputado também avaliou as pré-candidaturas de oposição ao seu nome. Reconheceu a força política e de liderança em Olinda da ex-deputada Jacilda Urquisa (PMDB) – pré-candidata de uma frente de partidos que formaram a ex-aliança jarbista (PMDB/PSDB e DEM) – e previu que a disputa tende a se polarizar entre ele e a peemedebista.



O deputado, aliás, demonstrou satisfação, caso isso ocorra, porque pretende pautar a sucessão pelo debate da comparação entre as gestões de Jacilda – que administrou Olinda (1997-2000) – e a da atual prefeita Luciana Santos (PCdoB).



“Com Jacilda é melhor o embate para o eleitor entender o que está se passando na cidade – porque ele vai poder comparar as duas administrações. Jacilda governou Olinda. Ela fez coisas e deixou de fazer outras. E Luciana também. Vai ser possível o eleitor comparar com mais clareza”, avaliou.



Fonte: Jornal do Comércio