Lula Morais: O Brasil perante a crise de alimentos

Os aumentos dos preços dos alimentos é uma crise de caráter estrutural, resultado do desenvolvimento global. Cerca de 100 milhões de pessoas a mais deverão precisar de ajuda alimentar neste ano.

Entre as principais causas, estão: a urbanização; o crescimento de países da Ásia, como a China e a Índia; a mudança climática; o aumento nos preços do petróleo; e como a grande vilã, podemos destacar a especulação nas bolsas de mercadorias e futuros.



O preço do barril de petróleo chegou a US$ 120 recentemente, enquanto há 10 anos custava US$ 20. Isso significa aumento nos preços dos insumos necessários para a produção de alimentos. Para dar respostas a esta questão o governo brasileiro precisa agir em várias frentes para que haja o aproveitamento total do nosso potencial agrícola, além de melhorar o escoamento da nossa produção.



O Brasil tem amortecido esse problema com o vigoroso setor da agricultura familiar, que produz 70% dos alimentos consumidos internamente. Enquanto os preços internacionais subiram 83% em três anos, a cesta básica brasileira subiu 25%.



Trata-se de uma crise especulativa e não produtiva, não havendo grandes quebras de safras, embora tenha havido um crescimento de consumo. A produção agrícola mundial seria suficiente, caso houvesse uma distribuição mais igualitária. Por isso, a busca de acordos internacionais de longo prazo com os países carentes de alimentos, do plantio à produção final, é uma solução para a crise e uma grande oportunidade para o Brasil que é o país com maior índice de terras agricultáveis. O agronegócio brasileiro vive uma de suas melhores fases. Temos perspectivas do aumento da demanda mundial por alimentos e biocombustível e condições plenas para que o Brasil seja o grande fornecedor mundial.



Além disso, esse é o melhor momento para a agregação de valores. Devemos pensar em uma estratégia para elevar a industrialização e romper algumas barreiras impostas pelos países importadores, diminuindo as vendas externas de matéria-prima, que possuem um valor mercadológico mais reduzido.



O Brasil é uma solução para a situação de crise em que se encontra a segurança alimentar mundial, porém, o país tem sido notavelmente lento em fazer campanha junto aos países desenvolvidos e em divulgar sua enorme capacidade produtiva. Podemos mostrar ao mundo que somos capazes de nos consolidar como grandes fornecedores de alimentos e de biocombustível, terra para isso temos bastante.


 



Deputado Estadual Lula Morais/PCdoB