Sem categoria

Para o Banco Mundial, crise nos EUA pode beneficiar América Latina

O Banco Mundial prevê que a desaceleração da economia norte-americana afetará a América Latina e o Caribe. Os problemas, porém, podem representar novas oportunidades para a região.

Segundo Augusto de la Torre, diretor do Banco Mundial para a América Latina, os maiores prejudicados serão o México e os países da América Central e Caribe, mais vulneráveis que os países da América do Sul, os quais mantêm maior intercâmbio comercial com Ásia e Europa.



De la Torre destacou que as nações sul-americanas, principalmente Brasil, Argentina e Peru, estão se beneficiando com a alta do preço de grãos em todo o mundo, enquanto na região caribenha, que importa tais produtos, acontece o inverso.



O diretor disse que “até os países exportadores de matérias-primas, que se beneficiam com a alta dos preços dos alimentos, têm um problema complicado para a distribuição interna que protege os setores mais carentes de sua população”.



De la Torre também falou que o impacto da crise norte-americana será sentido na saúde, por conta da diminuição do orçamento de hospitais.



Por outro lado, segundo ele, a educação será beneficiada, já que as crianças de famílias de baixa renda passarão a freqüentar as escolas em busca da merenda que é oferecida nos centros educacionais.



Fonte: Ansa Latina