Sem categoria

CPI Mista dos Cartões deve encerrar trabalhos na próxima semana

Em clima de acordão, a CPI dos Cartões Corporativos cancelou a reunião em que teria prosseguimento o depoimento do ex-secretário de Controle Interno da Casa Civil, José Aparecido Nunes Pires. O cancelamento da sessão desta quarta-feira (21)sinaliza que

Os quatro parlamentares inscritos para interrogar Aparecido na sessão de hoje não apareceram na reunião. Sem quorum, a presidente da CPI, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), encerrou a sessão. A base aliada esvaziou a reunião para evitar a votação do requerimento de acareação entre José Aparecido e André Fernandes, assessor do senador Álvaro Dias (PSDB-PR).
 


De se estranhar, todavia, o desinteresse da oposição em dar prosseguimento às investigações do episódio do dossiê. Ontem os senadores da oposição não compareceram em peso ao depoimento de Aparecido. Os líderes Arthur Virgílio (PSDB-AM) e José Agripino (DEM-RN) apareceram, usaram a palavra pelo tempo regimental, e deixaram a sala da CPI. Não houve mobilização da oposição para pressionar Aparecido ou evidenciar contradições em seu depoimento.
 


Ficou para a próxima terça-feira (27) o prosseguimento do depoimento, com a votação do requerimento de acareação. A base aliada, no entanto, que tem maioria na comissão, já está mobilizada para derrubá-lo. Marisa Serrano também colocará em votação requerimento para convocação do secretário de Administração, Norberto Temóteo, mas tudo indica que será rejeitado.
 


O relator, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), confirmou que apresenta até quinta-feira (29) o relatório final das investigações, que deverá ser uma peça burocrática, com sugestões de aperfeiçoamento na utilização dos cartões corporativos. Ele não deverá incorporar ao texto final os relatórios dos sub-relatores Índio da Costa (DEM-RJ) e Carlos Sampaio (PSDB-SP), mas Marisa Serrano tem expectativa de que a oposição apresente um relatório paralelo.



Agência Estado