Sem categoria

Obama, com maioria, tem indicação “ao alcance da mão”

As prévias democratas no estado do Kentucky nesta terça-feira (20), mesmo tendo dado à senadora Hillary Clinton 65% dos votos, transformaram seu rival Barak Obama no detentor da maioria dos delegados eleitos que indicarão o candidato do partido à presidên

“O caminho até aqui foi longo e teve obstáculos, e eu cometi alguns erros. E isso se deve, em parte, porque viajamos ao lado de uma das mais qualificadas candidatas que jamais tentaram chegar ao cargo de presidente”, disse Obama.



“Ela mudou o país de minhas filhas”



Hillary Clinton nunca desistiu de sua luta pelo povo americano e esta noite quero congratulá-la por sua vitória em Kentucky. Não importa como acabem estas primárias, a senadora Hillary Clinton terá quebrado mitos, mudado o país em que as minhas filhas e as filhas de vocês vão crescer, e nós somos gratos a ela por isso”, avaliou o senador democrata. No Oregon, onde também ocorreram prévias, foi Obama quem venceu, por 58% a 42% conforme a última apuração parcial – 88% dos votos.



Porém Obama assinalou também a sua vantagem, agora considerada irreversível, na corrida pela indicação democrata. “Esta noite, no auge da primavera, com a ajuda daqueles que se levantaram de Portland (no Oregon) a Louisville (Kentucky), voltamos a Iowa com a maioria dos delegados eleitos pelo povo americano, e vocês deixaram ao alcance da mão a indicação democrata para presidente dos Estados Unidos”, afirmou.



Divididos ou cheios de energia?



Com os olhos postos na difícil campanha contra McCain, Obama também tratou de ir cicatrizando as feridas deixadas no Partido Democrata pela longa disputa


interna.”Alguém pode enxergar os milhões e milhões de votos dados a cada um de nós como a evidência de que nosso partido está dividido. Mas eu vejo isto como a prova de que nunca estivemos não cheios de energia e unidos em nosso desejo de colocar este país em uma nova direção”, afirmou.



Hillary Clinton, porém, voltou a descartar uma desistência. “Alguns disseram que isto acabou, mas não permitir que todos votem seria um engano”, disse ela, no Kentucky.
A campanha da senadora ainda tem esperancas na contagem dos votos das primárias na Flórida e Michigan, realizadas fora das normas do partido. A questão será julgada dia 31 por uma instância da sigla). Mesmo na hipótese da decisão ser favorável a Hillary, porém, isso não compensaria a dianteira obtida por Obama.



Segundo a CNN, a contagem atual é esta:



Obama
Delegados eleitos 1648
Superdelegados 305
Total 1953



Hillary
Delegados eleitos 1493
Superdelegados 277
Total 1770



Votos necessários para vencer: 2026.



Da redação, com agências