Inscrições para novas turmas do Pontos de Corte vão até sexta

Existem Filmes que mudam a forma da gente ver o mundo. E por trás de cada filme existe um mundo de histórias, de trabalhos e de idéias. 

A Escola de Audiovisual da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura (SECULTFOR), continua com inscrições abertas para novas turmas do seu curso de Formação de Exibidores Independentes do projeto Pontos de Corte, dirigidos aos moradores das regiões das Secretarias Executivas Regionais II e III, até esta sexta-feira (6). 
          


O processo de seleção será feito por uma equipe técnica que avaliará, entre outros itens, o interesse e o currículo dos candidatos que ao final serão submetidos a uma entrevista pessoal. As inscrições são gratuitas e estão abertas a qualquer pessoa acima de 16 anos, lideranças comunitárias, professores, educadores, integrantes de organizações do terceiro setor e cidadãos envolvidos em alguma atividade cultural, que tenham interesses por filmes, cinema e disponibilidade de tempo para dedicar-se a formação de cineclubes.


As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 6 de junho de 2008, na sede da Vila das Artes (Rua General Sampaio 1632 – casa 4, Centro) ou nas Secretarias Regionais II (Rua Professor Juraci de Oliveira, 01, Edson Queiroz) e III (Avenida Jovita Feitosa,1264, na Parquelândia).
          


É necessário apresentar a ficha de inscrição preenchida (adquirida em um dos locais de inscrição), comprovante de residência, Registro de Identidade, uma foto 3×4 e currículo simplificado. Todos os documentos, menos a ficha de inscrição, podem ser xerocopiados.


O resultado da pré-seleção sairá no dia 9 junho e as entrevistas serão de 10 a 13 de junho.  O resultado final do processo seletivo será divulgado dia 16 de junho e as aulas terão início dia 17 de junho de 2008.


Criado em 2007, o projeto impulsionou a criação de dez cineclubes e já formou 90 exibidores independentes, cidadãos multiplicadores que levam às suas comunidades uma nova maneira de fazer cultura.  O Pontos de Corte tem como meta principal, aproximar o cinema de quem tem pouco ou nenhum acesso à sétima arte, capacitando e apoiando interessados em tornarem-se exibidores de filmes e vídeos nos espaços públicos dos bairros de Fortaleza, como praças, parques, escolas ou campos de futebol. O projeto cria oportunidades de geração de renda e estímulo ao desenvolvimento local. Para realização recebe o apoio das Secretarias Executivas Regionais.
 


O Curso – Será ministrado por professores, técnicos e profissionais e terá um total de 307 horas-aula distribuídas entre História e Linguagem Audiovisual (104 h/a), Gestão e Planejamento de Ações Culturais (72h/a), Técnicas de Projeção (32h/a), Exibições Temáticas (24h/a) e Cineclube da Vila (75 h/a). As aulas acontecerão na Vila das Artes, de terça a quinta, das 18h30 ás 22 h e, um sábado a cada duas semanas, das 15 h às 18h.


 


Maiores informações pelo telefone               (85) 3252-1444        ou pelo email pontosdecorte@gmail.com 
 
 
Colhendo Frutos – O projeto Pontos de Corte da Escola de Audiovisual da Vila das Artes tem como princípio fomentar a exibição alternativa na Cidade, levando cinema de graça a quem tem pouca ou nenhuma familiaridade com o audiovisual e o discurso cinematográfico. Foi através dos cursos que dez cineclubes formaram-se em Fortaleza. E quem colhe os frutos é a própria população.



Para os alunos tem sido uma grande experiência ver a satisfação nas expressões do público “A gente vê o encantamento, principalmente das crianças e adolescentes, que não têm acesso ao cinema. Isso é muito emocionante. As pessoas reagem de maneira inesperada ao ver a projeção. E isso torna meu trabalho muito gratificante, pois estamos proporcionando um pouco mais de lazer e cultura”, explica a assistente social Ana Durcila, aluna do curso. Com outros alunos montou o Cineclube Brincadeiras.



O grupo prioriza exibições em comunidades de risco e miséria em parceria com Associações de Bairros e apoiados pela Vila das Artes que cede equipamentos de projeção. O Cineclube também envolve a comunidade e provoca o intercâmbio entre grupos de expressões culturais e o público, já que concilia com as exibições apresentações de grupos artísticos da própria comunidade.


Durcila, que é assistente social e insere em seu trabalho o audiovisual, garante “O curso foi maravilhoso, muito produtivo, com um belo material. Uma boa estrutura e ótimo conteúdo. Foi através do curso que desenvolvemos o Cineclube”.


 


Dona Francisca da Silva tem 55 anos e só conheceu o cinema através das exibições do projeto. “Só ouvi falar de cinema no tempo dos meus pais, foi uma surpresa, visse. Meus filhos também nunca tinham ido ao cinema”, contou ela que fica na expectativa e não perde as exibições que acontecem nas proximidades de seu bairro, o Parque Santa Maria.


Alguns cineclubes são itinerantes, percorrem os bairros levando cinema a muitas pessoas em Fortaleza e ampliando o acesso a cultura, principalmente nas periferias. Além do Cine Brincadeiras, existe também o Cururu, com uma programação de curta metragens de produção local e nacional e o Cine Rua, com filmes de conteúdo sócio-político, ambos atuam na região da SER VI. O Cineclube Filmes Malditos da Meia Noite, voltado a produção underground, no Cine São Luiz; o Cine Paramotoquinha, nas regiões Parangaba, Montese, Itaoca e Serrinha, com foco no público infantil. Tem o Cine Ceja, do Centro de Educação de Jovens e Adultos, com temática educacional; o Cine Sinistro, na região da SER V, com filmes de suspense e terror do cinema clássico; o Estação Cine, na região da SER I, que exibe documentários e filmes de temas variados, ainda o Cine Marujinho, formado pelos alunos do Colégio Liceu e o Cine Marias, com exibição de filmes de curta metragem no Teatro das Marias.



 
Contato com os Cineclubes
Cine Brincadeiras (Ana Durcila)               (85) 87269219      
Cine Cururu, Edinaldo 9134 – 65 34 |  Sr. Peres 8826-4848
Filmes Malditos da Meia Noite, Alex Oliveira 9653-3401
Cine Paramotoquinha, – Fernanda 8805-5465
Cine Rua – Lucas 8838-2812
Cine Ceja, – Rita 8813-1310
Cine Sinistro – Irapuan 8829-7743
Estação Cine – 8621-6727
Cine Marujinho – Sandro Olímpio  8725-7578
Cine Marias – Jhon  8820-0574


 
Serviço: Curso de Formação de Exibidores – de 12 de maio a 6 de junho de 2008. Informações na Vila das Artes               (85) 3252-1444        ou pelo email pontosdecorte@gmail.com.


Inscrições: Vila das Artes (Rua General Sampaio 1632 – casa 4, Centro).  Secretaria Regional II (Rua Professor Juraci de Oliveira, 01, Edson Queiroz) e Secretaria Regional III (Avenida Jovita Feitosa,1264, na Parquelândia).


 


 


Fonte: Vila das Artes