Lula Morais: Semana do Meio Ambiente, um compromisso com a vida

No Dia Mundial do Meio Ambiente precisamos chamar a atenção para a importância de tomarmos iniciativas com o objetivo de barrar o crescente processo de degradação por que passa o planeta.

No Brasil, 70% dos rios, lagoas e riachos estão  poluidos. No Ceará, é facil ver o alto grau de assoreamento dos rios, desmatamento e degradação. Outro inimigo da preservação ambiental é a agricultura predatória, devido ao uso indiscriminado de agrotóxicos que contaminam os alimentos e o lençol freático de toda região. Estudos associam a alta incidência de câncer no Ceará ao uso intensivo de agrotóxicos.


 


No semi-árido não existe a falta de água, a região tem uma precipitação média de 700mm. Existem problemas de gestão, de acesso e de desperdício. Nossa preocupação com o assunto levou a Assembléia a realizar dois seminários, o primeiro sobre a gestão das águas no Ceará e o outro relacionado ao combate e prevenção ao processo de desertificação.


 


Na busca de grandes lucros, o homem acaba por desencadear a destruição do seu próprio habitat. Os números são alarmantes: 2,4 bilhões de pessoas, no mundo, não têm acesso a saneamento básico. Só no Brasil, quase 70% das internações hospitalares são provocadas por doenças hídricas, vitimando mais de 50 pessoas por dia. O desmatamento no Brasil foi o segundo maior da história: mais de 26 mil quilômetros de florestas derrubadas.



O ICMS Ecológico será um importante instrumento para estimular a preservação ambiental por parte dos municípios, não representa um novo imposto é apenas nova forma de repartição do ICMS, incluindo o critério ambiental na busca de uma distribuição mais justa da arrecadação dos impostos entre os municípios.
Seremos os principais atingidos pelo ar, a água e o solo que poluímos.  Que nesta Semana do Meio Ambiente possamos refletir e entender que nossa luta não deve ser somente uma questão de sobrevivência, mas um compromisso para a construção de um planeta melhor.
 


 



Lula Morais é médico e deputado Estadual pelo PCdoB