Prefeitura de Aracaju firma acordo com o Banco do Brasil
Na manhã de hoje, quarta-feira (18), a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) deu um importante passo no sentido de criar condições de intervir de forma ainda mais eficiente na execução de obras e realização de melhorias nas vias públicas da capital. Em so
Publicado 18/06/2008 16:24 | Editado 04/03/2020 17:20
Anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início de seu segundo mandato, o Programa tem por objetivo financiar as prefeituras para a aquisição de máquinas e equipamentos destinados a obras em vias públicas, rodovias e estradas. Para a capital sergipana, serão disponibilizados R$1,8 milhão, que já estão sendo aplicados na compra de uma moto niveladora, um rolo compactador, quatro caminhões vasculhantes, duas retroescavadeiras e uma pá carregadeira.
De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, a iniciativa representa uma novidade a mais para o conjunto de melhorias que a Prefeitura vem proporcionando à Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). “Quando o Governo Federal apresentou esse projeto, nós imediatamente nos habilitamos porque, desde o dia em que chegamos à Prefeitura, estamos realizando um processo de recuperação dessa Empresa, que é a maior do município”, ressaltou o prefeito, destacando que as melhorias transformaram a Emurb em uma empresa sólida, eficiente e que orgulha os aracajuanos.
Como exemplos nesse sentido, o prefeito citou a nomeação de funcionários de carreira para cargos de dirigentes, a recuperação do patrimônio da Empresa e os investimentos em máquinas, como os anunciados hoje. “Quando chegamos à Prefeitura, havia alguns problemas na Emurb que já resolvemos e ainda melhoramos a estrutura que encontramos lá. Hoje a Emurb poderia até concorrer de igual para igual com qualquer empresa de construção civil do Estado de Sergipe, o que não é o caso porque se trata de uma empresa pública”, disse Edvaldo Nogueira.
Segundo o presidente da Emurb, engenheiro Valmor Barbosa, as novas aquisições aumentarão a já significativa capacidade de investimentos do município. “Isso mostra o compromisso em melhorar cada vez mais a cidade. Com novos equipamentos a população tem mais prestação de serviço, e com mais agilidade”, salientou. “Se observarmos que em Aracaju a frota é equivalente a uma população de 200 mil habitantes e hoje estamos com 520 mil, dá para ter uma dimensão maior do significado e da necessidade dessas melhorias”, concluiu Valmor Barbosa.
Financiamento
A linha de financiamento é do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sendo o Banco do Brasil o agente local responsável pela captação dos recursos. Pelo contrato, o empréstimo será pago pela Prefeitura em 54 meses, incluindo seis de carência.
Presente à solenidade, o superintendente do Banco do Brasil, Neirim Goulart Duarte, destacou os benefícios do acordo para o município. “A taxa de juros é extremamente favorável, em torno de 10% ao ano. Do ponto de vista financeiro, é interessante para o município já que tem poucos recursos oferecidos dessa forma, sem falar na geração de emprego e renda em decorrência das obras”, avaliou.