Diminuição da desigualdade social reflete ações do governo Lula

Para o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), a diminuição da desigualdade social no Brasil é reflexo direto das políticas públicas implantadas durante o governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva.

“O governo vem investindo constantemente em políticas afirmativas e na recuperação do poder de compra do salário mínimo. Os números divulgados recentemente, mostrando que os salários das classes populares estão subindo quatro vezes mais que os salários dos mais ricos, mostram que o governo está no caminho certo”, avalia o parlamentar cearense.



 
Mesmo lembrando a posição crítica do PCdoB a aspectos da condução da política econômica, como a elevação da taxa básica de juros, Lopes ressalta que os números divulgados agora, bastante positivos quanto à realidade do trabalhador, devem ser comemorados, por indicarem uma reversão concreta na histórica concentração de renda do Brasil.



 
“Todo cearense com um mínimo de bom senso percebe que não temos mais, no Interior do Estado, aquelas levas de pessoas pedindo esmolas, em situação difícil, por falta de emprego e renda. Essas pessoas foram corretamente contempladas com os programas de inclusão social e renda mínima, e hoje já podem trabalhar, em condições bem mais favoráveis, para melhorar de vida”, exemplifica Lopes.



 
“Se o salário dos trabalhadores ainda não é aquele que a gente gostaria – e que o Dieese aponta como necessário –, também não é mais definido simplesmente pela vontade dos patrões”, acrescenta o deputado, ressaltando que a maior parte das categorias de trabalhadores vem conseguindo sair das negociações salariais com ganhos reais, acima da inflação.



 
“Outro aspecto importante é a diminuição do desemprego. Evidentemente que a demanda continua muito alta, mas o crescimento dos postos de trabalho é realidade em todo o País. Juntamente com os investimentos que estão sendo feitos através do PAC e com a mobilização da classe trabalhadora, tudo isso faz com que a concentração de renda esteja diminuindo no Brasil”, aponta Chico Lopes. “Bem diferente do que acontecia nos oito anos de governo do PSDB. Isso só não vê quem não quer. Agora, temos é que seguir trabalhando para favorecer o crescimento e conseguir mais rapidez nos benefícios ao trabalhador”.


 



 
 
Fonte: www.chicolopes.com.br