Nação Hip Hop Brasil lança campanha 'Educação ou Camburão?'
Escolha a melhor alternativa para os jovens brasileiros. Para os descrentes, o camburão seria o mais sensato, afinal como permitir um jovem roubar, assaltar e até matar? O camburão e, posteriormente, anos de cadeia seria o castigo ''merecido''. Porém, par
Publicado 27/06/2008 18:02
Mano Oráculo, presidente da Nação-SP, explica como surgiu a idéia da campanha: ''A Nação existe há três anos, e nesse tempo percorremos muitas cidades, visitamos as periferias, conversamos com moradores, e infelizmente, uma coisa que todas têm em comum é a violência. O índice de homicídios cresce a cada dia, sem contar a violência contra a mulher, a violência social, de todas as formas e tipos, ela está presente no cotidiano dos jovens das periferias. A única forma de combater isso, imposta pelo sistema, é o camburão, inibindo moradores e, muitas vezes, gerando ainda mais violência.''
Contrários a esse ''método'' adotado, a entidade resolveu discutir essa questão com a juventude, as comunidades carentes, entidades, instituições e o poder público. Para Oráculo, a educação e o trabalho precisam ser o ''senso comum'' das quebradas, e não a violência, o camburão e a prisão.
A campanha terá seu lançamento oficial na cidade de São Paulo na Secretaria de Justiça do Estado, no dia 14 de julho, a partir das 19 horas.
''Educação ou Camburão?'' percorrerá mais de vinte cidades em que o tema violência será amplamente discutido. ''Em cada cidade, vamos promover além dos debates, atividades culturais, para reafirmar que é há sim, outras maneiras combater a violência, e a cultura é uma delas'', afirma Oráculo.
Além de debater o assunto nas comunidades carentes, onde a violência prevalece, o debate também será levado para dentro de instituições de ensino, como escolas e universidades. Segundo Oráculo, já está no cronograma, a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do ABC (UFABC), Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (Unifig) em Guarulhos, Universidade Católica de Santos (Unisantos) e Universidade Federal de Osasco.
Audiência pública
Para o encerramento da campanha, em novembro, será realizado uma audiência pública com o Secretário Estadual de Segurança Pública e Educação, as demais autoridades governamentais, os movimentos sociais e as entidades parceiras para apresentação do documentário da campanha e documento com as propostas apresentadas nos debates.
Além da Nação-SP, a campanha é realizada com o apoio da União Estadual dos Estudantes (UEE/SP), União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes), União Nacional dos Estudantes (UNE), Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Sindicato dos Correios da cidade de São Paulo, Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing (Sintratel) da capital paulista, Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo e Instituto Cidadania Democrática.
A campanha passará pelas seguintes cidades: São Paulo, Guarulhos, Santo André, Santos, Campinas, Osasco, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Araraquara, Sorocaba, Rio Claro, Marília, Hortolândia, Ribeirão Pires, Francisco Morato, Suzano, Itapevi, São Carlos, Piracicaba, Jundiaí, Mogi das Cruzes, São Bernardo do Campo, Poá, Diadema e Barueri.