Sem categoria

Uruguai pedirá à ONU extensão de seu mar territorial

O Uruguai apresentará em agosto um pedido às Nações Unidas para estender a fronteira de seu mar territorial em 150 milhas náuticas sobre as águas internacionais. A reclamação uruguaia se ajusta aos requerimentos da Convenção de Direitos do Mar da ONU, de

“Temos esperanças de que a resposta não demande muito tempo, embora acordos em andamento nesse sentido mostram que seguramente não haverá resolução antes de um par de anos”, explicou o chefe do Estado-Maior da Marinha, Manuel Burgos.



Atualmente, o Uruguai tem direitos de exploração do solo, subsolo e espécies marinhas não migratórias sobre 200 milhas náuticas a partir da costa, o que totaliza uma superfície de 153.034 quilômetros quadrados.



Caso o pedido tenha uma resolução favorável, serão incorporados ao território marítimo uruguaio outros 103.000 quilômetros quadrados, que somados, superarão em 45% a superfície terrestre do país.



O pedido do Uruguai coincide com a confirmação feita na semana passada sobre a existência de reservas de gás e, provavelmente de petróleo, na plataforma continental do país.



Heber Arbuet, ex-catedrático do Instituto de Direito Internacional Público, expressou hoje suas dúvidas sobre os embasamentos do pedido e valorou como um “erro” que este seja levado às Nações Unidas.



Fonte: Ansa Latina