Jovens pedreiros têm festa de formatura na próxima terça-feira

Depois da capacitação, eles já conquistaram o primeiro emprego. Agora, chegou a vez de comemorarem em grande estilo o diploma alcançado.

Assim, a cerimônia de formatura dos 42 primeiros jovens pedreiros capacitados no curso “Formação em Nossas Mãos”, ofertado pela Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza – Habitafor e o Grupo Votorantim, acontecerá, às 18h, da próxima terça-feira (08), no Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor no Ceará – SINTBEM.



Cada um dos 42 formandos cumpriu 190h/a (destas, 120 foram práticas). Depois disso, os primeiros 22 jovens foram imediatamente contratados por proprietários de um resort já em construção na praia da Taíba, no município cearense de São Gonçalo do Amarante, distante 60 km de Fortaleza. Os demais, já estão sendo absorvidos por projetos da construção civil desenvolvidos pela empresa Mercurius, numa parceria com a Prefeitura de Fortaleza.


 
A idéia do curso, iniciado em abril de 2008, é capacitar pessoas carentes com entre 18 e 24 anos que sejam vinculadas às comunidades para as quais a Habitafor está desenvolvendo projetos de moradia. As duas primeiras turmas foram formadas por jovens do Planalto Pici, Regional III, onde 80 famílias receberam suas unidades habitacionais. No mais, já estão com capacitação iniciada mais 27 jovens da comunidade Maravilha, Regional IV, onde a Habitafor entregou 144 moradias mais complexo esportivo e a urbanização do canal do Tauape e a construção das outras 460 casas já estão sendo executadas.
 
O curso promove capacitação técnica, além de possibilitar noções de ética e cidadania, direitos e deveres, trabalho e empreendedorismo e pretende inserir no mercado pelo menos 50% dos formados. Já expandido a 71 municípios e 13 estados brasileiros, o curso já formou mais de 7.700 jovens.
 
Além de familiares, amigos e comunidade dos jovens formandos, estarão na formatura os parceiros da ação: a prefeitura de Fortaleza, Grupo Votorantim, Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará – Sinduscon/ CE, construtora Mercurius, Senai no Ceará, Associação de Organizadores Sociais e Serviços – Amora e Fundação Marcos de Bruin.



 
Fonte: Habitafor