Lançada pedra fundamental do Cefet de Crateús
Crateús, na região dos Inhamuns, foi escolhida para dar início à política de expansão do ensino tecnológico no Estado. Outras cinco cidades do Interior receberão unidades do Cefet. Em Crateús, o centro deverá atender a cerca de 4.500 alunos.
Publicado 04/08/2008 11:13 | Editado 04/03/2020 16:36
A expansão do ensino tecnológico no interior do Ceará teve início neste fim de semana. O primeiro passo foi dado no sábado em Crateús, município a 354 quilômetros de Fortaleza, com o lançamento da pedra fundamental para a implantação da primeira de uma das seis Unidades de Ensino Descentralizadas (UnED) do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) no interior do Estado.
As obras de construção dessa unidade devem começar em setembro, quando o processo de licitação deve estar concluído, segundo informa o coordenador de implantação da unidade em Crateús, Sérgio Pinho. ''Estamos em fase final de julgamento da habilitação. Esperamos que até o fim desse mês, se não houver empecilhos jurídicos, esse processo licitatório esteja concluído''. A previsão é de que a partir do segundo semestre do próximo ano essa nova unidade do Cefet seja inaugurada oficialmente. No entanto, atividades como cursos preparatórios para o vestibular, o exame de seleção, cursos de capacitação iniciada e continuada já devem acontecer nos primeiros meses de 2009.
O diretor geral do Cefet Ceará, Cláudio Ricardo Gomes Lima, afirmou que serão investidos R$ 5 milhões para a instalação dessa unidade. Para custeio mensal do novo centro, segundo Lima, serão investidos em média R$ 1,3 milhão. Para ele, a construção de um centro tecnológico na cidade vai trazer impactos positivos na região. ''Não é só a chegada de uma unidade. A sua construção e implantação vão trazer um impacto não só educacional, como no aspecto econômico da cidade e vai trazer alunos do entorno da região'', afirma ele, que disse também que será criado, em parceria com a Caixa Econômica Federal, um programa habitacional para fixar os professores e servidores do Cefet na cidade.
De acordo com Márcio Damasceno, gerente de ensino da unidade em Crateús, o centro a ser instalado terá capacidade para atender cerca de 4.500 alunos. Serão ofertadas, inicialmente, seis graduações (com em média 30 vagas para cada), sendo cinco tecnológicas e uma de licenciatura. Além disso, haverá cursos de formação iniciada e continuada, cursos técnicos de nível médio e de pós-graduação. A definição sobre quais serão as graduações e cursos sairá em breve. ''Ainda estamos afunilando os perfis dos cursos que iremos oferecer. Em breve teremos os cursos bem definidos, sempre respeitando os interesses e necessidades da comunidade'', diz.
As seis cidades beneficiadas com unidade do Cefet no interior do Estado foram escolhidas pelo Governo Federal a partir de um processo de apresentação de propostas pelos municípios. As cidades pólos escolhidas foram: Acaraú, Limoeiro do Norte, Sobral, Quixadá, Canindé e Crateús.
Recentemente o Governo Federal criou uma lei que autoriza a contratação, através de concurso público, de docentes e servidores técnico-administrativos para as atividades das 150 unidades de ensino profissional e tecnológico que estão sendo construídas em todo País.
Ao todo, a unidade de Crateús vai ofertar, pela previsão dos coordenadores, 350 vagas, sendo cerca de 200 para os seis cursos de graduação e as demais para cursos técnicos, de formação inicial e continuada.
Participaram da cerimônia de descerramento da placa que simbolizou a pedra fundamental da instalação da unidade do Cefet em Crateús o senador Inácio Arruda, diretores do Cefet, deputados estaduais, o prefeito da cidade, José Almir, e o seu secretariado. O ministro da Previdência Social, José Pimentel, considerado o ''padrinho da obra'' não compareceu, mas enviou representante.
Como parte do projeto de expansão para criação de centros tecnológicos no interior do Ceará, ainda serão criadas dez extensões do Cefet, 39 Centros de Inclusão Digital (CIDs) e dois Núcleos de Informação Tecnológica (NITs).
Fonte: Jornal O Povo