Filme sobre Bezerra de Menezes terá distribuição nacional pela Fox

Estão na reta final os preparativos para a estréia do longa-metragem “Bezerra de Menezes: o Diário de Um Espírito”, dirigido pelos cineastas cearenses Glauber Filho e Joe Pimentel, e estrelado por Carlos Vereza.

No dia 29 de agosto, data de aniversário do cearense conhecido como o “Médico dos Pobres”, o filme chegará aos cinemas de treze capitais brasileiras: Belém, Teresina, Fortaleza, Recife, Natal, Salvador, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. A distribuição é da Fox Filmes do Brasil. No elenco estão também Lúcio Mauro, Caio Blat, Paulo Goulart Filho e Ana Rosa, além de atores cearenses.


 


O biógrafo de Bezerra de Menezes, Luciano Klein, e a roteirista Andréa Bardawill realizaram uma rigorosa pesquisa histórica sobre a vida do médico nascido em 1831, na localidade de Riacho do Sangue, hoje, município de Jaguaretama, no interior do Ceará, e falecido em 11 de abril de 1900, no Rio de Janeiro. O longa-metragem mostra a infância e adolescência de Bezerra no interior, a ida para o Rio de Janeiro onde se formou em Medicina, sua participação na política como defensor de idéias abolicionistas e o trabalho anônimo em favor dos pobres. Seja como político devotado às causas humanitárias ou como médico conhecido por jamais negar socorro a quem batesse à sua porta, Bezerra de Menezes tornou-se um exemplo de homem e escreveu uma história de vida marcada pelo amor e pela caridade.


 


A notícia de sua morte, publicada no Jornal do Brasil de 12 de abril de 1900 dá conta de como o “Médico dos Pobres” marcou sua presença na Terra. Aqui transcrevemos trechos: “Faleceu ontem, às 11 horas da manhã o Dr. Adolpho Bezerra de Menezes. (…) Possuidor de grande fortuna, a política e a prática da caridade empobreceram-no. A sua morte deixa um grande vácuo no coração daqueles que tiveram ocasião de admirar de perto quanto valia alma privilegiada. (…) Médico e médico hábil, a sua vida foi, nos últimos tempos um contínuo labutar em benefício da pobreza; jamais recusou os seus serviços àqueles que a ele recorriam. Dos pobres nada aceitava; dos ricos recebia o que queriam dar-lhe. Por isso morreu paupérrimo.”


 


O filme “Bezerra de Menezes: o Diário de Um Espírito”, com orçamento de R$ 2 milhões, é uma produção da Trio Filmes, com realização da ONG Estação da Luz. Foi filmado no Ceará e Pernambuco. As locações cearenses foram em Fortaleza e nos municípios de Guaramiranga, Pacoti, Aratuba, Icó e Maranguape. Em Pernambuco, Recife serviu de cenário.


 


Sobre a Estação da Luz


 


A Associação Estação da Luz é uma entidade, sem fins lucrativos, que atua no município do Eusébio (CE). Desenvolve diversos projetos sociais nas áreas de educação, cultura, inclusão social, esporte e lazer. Suas ações visam divulgar uma cultura de paz e solidariedade. Informações pelo telefone (85) 3260.5140 ou através do endereço eletrônico www.estacaoluz.org.br


 


 


Fonte: Agência da Boa Notícia