Comissão de Economia da Assembléia aprecia pedido de audiência sobre Ceitec
A Comissão de Economia e Desenvolvimento da Assembléia Legislativa aprecia nesta quarta-feira (6) o pedido de audiência pública para debater a necessidade de instalação de infra-estrutura para o fornecimento de energia elétrica ao Ceitec (Centro d
Publicado 05/08/2008 20:40 | Editado 04/03/2020 17:11
O Ceitec é um empreendimento em parceria com a Motorola, Governo Federal, Prefeitura, Universidades e empresariado gaúcho. “O Ceitec é de importância estratégica para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do Brasil”, afirma o deputado Raul Carrion (PCdoB). Já em fase final de implantação, o CEITEC necessita que a CEEE instale – conforme compromisso assumido pelo Governo do Estado –, uma “rede elétrica redundante” (repetida), para evitar que uma eventual queda de energia cause a contaminação irreversível de suas “salas limpas”, de elevadíssimo grau de pureza, onde são fabricadas as minúsculas estruturas que compõem os circuitos integrados.
Para viabilizar a construção dessa rede elétrica complementar – que já deveria estar concluída –, Carrion apresentou uma emenda ao Plano Plurianual, destinando R$ 1 milhão para esse fim. Derrotada a emenda, o deputado articulou reuniões com secretários e a presidência da CEEE para viabilizar um acordo para acabar com o impasse. Os secretários de Infra-Estrutura e Logística, da Fazenda, do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Chefe da Casa Civil, diretor-presidente da CEEE, e coordenadores do Ceitec devem ser chamados para a audiência.
Isabela Soares