Metalúrgicos de São Leopoldo entram em estado de greve
Metalúrgicos da empresa Forjas Taurus, em São Leopoldo, atrasaram em uma hora nesta segunda-feira (04) a entrada do turno das 6h. Os trabalhadores entraram em estado de greve na semana passada. Mais paralisações ocorrem durante a semana.
Publicado 05/08/2008 15:34 | Editado 04/03/2020 17:11
O motivo é a falta de acordo entre os metalúrgicos e as empresas sobre o índice de reajuste salarial. O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo, Jorge Correa, explica que as fábricas ofereceram 8,5% de aumento, índice aquém dos 9,9% pedido pelos trabalhadores.
“Pedimos a garantia de várias causas sociais que entram no acordo coletivo. Ali está tranqüilo, pelo que a gente já discutiu. O impasse está no percentual”, afirma.
O índice exigido pelos metalúrgicos de São Leopoldo está acima dos 8,5% de aumento conseguido em cidades vizinhas, como Canoas, Novo Hamburgo e Sapiranga. Correa justifica que o índice inflacionário no município é mais alto do que a média da região, o que faz com que o salário perca o valor de compra.
Desde 05 de Julho, quando iniciaram as negociações, já foram realizadas três reuniões entre sindicato e empresas. Os trabalhadores não descartam a possibilidade de entrar efetivamente em greve caso a proposta de reajuste não melhore. Em São Leopoldo, trabalham atualmente 12 mil metalúrgicos.
Agencia Chasque