Estudantes de medicina ajudam saúde pública

Enquanto lutam pela revalidação de seus diplomas, acadêmicos e médicos formados em Cuba prestam serviço gratuito em Rio Branco

No Projeto Riozinho do Rola (Barro Alto,Água Preta,Cajazeira), será realizado  um diagnóstico de saúde da população (baseado em uma planilha cubana de saúde), o qual evidenciará  os problemas de saúde  vivenciados pelos moradores. A partir desta análise, um  relatório será às autoridades municipais e estaduais fomentando informação para implantação do PSF.
 Participarão desse trabalho, aproximadamente 30 estudantes brasileiros que cursam medicina em Cuba, a maioria acreanos e alguns de Rondônia, além de  um tutor cubano  encaminhado pelo ministério de saúde Cubano- Dr. Jesus Bejar.

Além deste diagnóstico de saúde o grupo estará ministrando palestras educativas em centros de saúde, escolas e associação de moradores, localizados no Projeto Riozinho do Rola. Os temas propostos são: DSTs/AIDS, enfermidades diarréicas, leishmanioses e outras doenças tropicais.
Também será realizada educação em saúde na zona urbana de Rio Branco, em escolas de ensino fundamental e médio. Os temas propostos para as palestras e encenações de teatro são: DSTs/AIDS e Gravidez na adolescência. O Grupo auxiliou a Secretaria Municipal de Saúde durante a Expoacre – 2008, no trabalho de promoção e prevenção de DSTs/AIDS.


O Coordenador do trabalho, Janilson Lopes aproveitou junto a Deputada Federal Perpetua Almeida e o Dep. Federal Nilson Mourão, para pedir as autoridades de saúde no Estado, que assuma compromisso com mais de 270 médicos formados em Cuba e mais de 700 que estão em processo de formação.


” O Acre está entre os Estados Brasileiros que apresenta grandes problemas de saúde devido à falta de médicos e precisa contar com profissionais onde a atenção primaria de saúde é a melhor do mundo”, argumenta Janilson.


O presidente Lula assumiu o compromisso de disponibilizar recursos para as universidades brasileira que tenham interesse em  realizar convênios com a Escola Latino-Americana de Cuba com o objetivo de fazer a revalidação dos diplomas dos médicos formados em Cuba que deverão iniciar  a partir de setembro deste ano. Varias autoridades políticas do Acre estão buscando negociar para que a UFAC possa ser uma das universidades conveniadas.