Governo Federal cria Comissão Nacional de Combate à Desertificação

O Governo Federal criou, através do Ministério do Meio Ambiente, a Comissão Nacional de Combate à Desertificação, CNCD, com o objetivo de estabelecer estratégias de ações de governo para combater à desertificação e a mitigação dos efeitos da seca, com vis

Durante a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, o Governo brasileiro assumiu o compromisso de implementar um Plano de Ação para  combater este fenômeno que provoca intensa degradação ambiental.



               
As áreas susceptíveis à desertificação, enquadradas no escopo de aplicação da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação, são aquelas de clima árido, semi-árido e sub-úmido seco.



 
A degradação das terras secas causa sérios problemas econômicos. Isto se verifica principalmente no setor agrícola, com o comprometimento da produção de alimentos. Os problemas sociais estão intimamente relacionados aos custos econômicos. Segundo estimativas das Nações Unidas, uma dieta nutricionalmente adequada para a crescente população mundial implica a triplicação da produção de alimentos ao longo dos próximos 50 anos, meta difícil de ser alcançada mesmo sob condições favoráveis.



 
Dentro desta perspectiva pode-se esperar um agravamento significativo no quadro de desnutrição, falência econômica, baixo nível educacional e concentração de renda e poder que já existem tradicionalmente em muitas áreas propensas à desertificação nos países pobres ou em desenvolvimento.



 
Nas regiões mais pobres, existe uma grande lacuna a ser preenchida quanto ao desenvolvimento econômico e social entre as áreas susceptíveis ou em processo de desertificação e as áreas mais desenvolvidas. Outro obstáculo a superar é a ação política tradicional, baseada na exploração das populações mais fragilizadas.



 
No Ceará, o deputado Lula Morais apresentou o projeto que institui a Política Estadual de Combate e Prevenção à Desertificação. O projeto aguarda sanção do Governador do Estado. Projeto semelhante ao de Lula Morais foi apresentado pelo Senador Inácio Arruda para a América do Sul, no parlamento do Mercosul, e para o Brasil, no Senado.
 
 



 
 Fonte: www.lulamorais.com.br