Prefeitos aprovam plano de resíduos sólidos para o litoral

As quatro prefeituras do litoral do Piauí aprovaram, em reunião que aconteceu no Sebrae de Parnaíba, a proposta de gestão integrada para coleta e armazenamento dos resíduos sólidos do litoral. A proposta foi elaborada pelo Instituto Brasileiro de Administ

O Plano de Resíduos Sólidos do Litoral faz parte das exigências do Banco Interamericano para financiamento do turismo na região e é financiado pelo Prodetur Nordeste II e Ministério do Turismo, com recursos de R$ 220 mil.



Para a elaboração do Plano foi realizado um diagnóstico nos quatro municípios sobre a realidade atual da coleta e armazenamento do lixo, e a partir desse levantamento o Instituto propôs a melhor maneira de coleta e acomodação dos resíduos.



De acordo com a coordenadora do Ibam, Karin Segala, “foi feita uma proposta de gerenciamento através de arranjos entre os municípios para a realização de um trabalho conjunto. Propomos a construção de dois aterros sanitários para atender a demanda dos quatro municípios, um deles em Parnaíba, que possui área disponível fora da região de proteção ambiental. Outra idéia do Plano é a separação do lixo de serviços de saúde e dos resíduos de construção e demolição”, explica.



De acordo com o secretário de Turismo, Sílvio Leite, todo o processo de elaboração do plano foi acompanhado pela Setur, através do Prodetur, que integra a Secretaria. “Pensar em uma solução para o lixo no litoral é pensar no turismo de forma responsável. O lixo afasta o turista, por isso, nossos técnicos do Prodetur estão acompanhando a elaboração e implantação do plano de perto”, disse o secretário.



Para a gerente executiva da Agência de Desenvolvimento da Rota das Emoções e ambientalista Ingrid Clark, “Esse trabalho vai beneficiar não somente o lixo produzido hoje, mas também a longo prazo, já que o litoral do Piauí está recebendo novos investimentos, como resorts, e abrange não somente a coleta e o armazenamento, tem ainda o aspecto da reciclagem do acompanhamento das pessoas que trabalham recolhendo esse material”, diz