Governador da Bahia recebe os 45 prefeituráveis do PCdoB

Na tarde de segunda-feira (11/8), o governador da Bahia, Jaques Wagner, abriu as portas do seu Gabinete para receber os 45 candidatos do PCdoB às prefeituras dos municípios baianos. No evento realizado no auditório da Governadoria, Wagner lembrou que inic

Também estavam presentes o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo; o presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima; o presidente estadual do partido, Péricles de Souza; o secretário de Relações Institucionais da Bahia, Rui Costa; o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), Nilton Vasconcelos; o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães; a deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA); o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB/BA); os deputados estaduais do PcdoB, Javier Alfaya, Álvaro Gomes e Edson Pimenta.


 


O governador falou aos 45 prefeituráveis do PCdoB por volta das 15h30, enfatizando a boa relação com o partido, e aproveitou para elogiar a atuação de Nilton Vasconcelos à frente da Setre: “A Agenda do Trabalho Decente, com Nilton, tornou-se referência mundial, e está sendo reproduzida, inclusive, na Argentina”. Wagner também destacou a importância do pleito municipal, e conclamou a vitória das candidaturas majoritárias do PCdoB: “O sucesso de vocês, evidentemente, será um fortalecimento do nosso trabalho na Bahia”.


 


Cenário político


 


O presidente estadual do PCdoB, Péricles de Souza, destacou a importância da eleição de Wagner na Bahia e o clima de democracia, o qual resultou no crescimento do PCdoB, que saiu de 12 candidaturas à prefeito, nas eleições passadas, para 45 nessas eleições municipais. Na mesma linha, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, aproveitou a ocasião para elogiar a iniciativa do partido, na Bahia, em promover o encontro: “É simbólico, porque o governador representa um novo tempo na política baiana dentro desse círculo aberto por Lula e, exatamente por isso, a gente tem possibilidade de ter, também, uma realidade de democracia e com maior participação”. Rabelo finalizou o seu discurso salientando a identidade política entre PCdoB e PT e declarou que “a eleição desses prefeitos é a garantia de continuidade desse ciclo de grandes transformações no país”.


 


Na seqüência, os 45 candidatos tiveram a chance de se apresentar e estabelecer um primeiro contato com Wagner. “Os pronunciamentos foram rápidos, mas muito sinceros, enfatizando a necessidade de haver transformações nos municípios, colocando a necessidade de aumentar o apoio ao presidente Lula e ao próprio governador e, inclusive, reivindicando maior apoio ao município. E o que vimos do governador foi uma atitude muito fraternal, muito solícita”, declarou Haroldo Lima. “Esse encontro foi uma demonstração de sinceridade e da  presença relevante do PCdoB no processo eleitoral”, finalizou.


 


Ao final, Wagner reforçou a atitude política que tem adotado com os aliados nessas eleições: “Eu vou, com o mesmo gosto, a uma cidade capitaneada por uma candidatura do PT, tanto quanto a uma do PCdoB; e me orgulharei bastante dos companheiros que levarem, ao palanque, o nosso projeto político de reinstalar a forma republicana e democrática de se governar”, afirmou.


 


De Salvador,
Camila Jasmin