Rabelo se reúne com candidaturas à prefeito do PCdoB/BA

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, esteve em Salvador na tarde de segunda-feira (11/8) para prestigiar o primeiro encontro promovido pelo partido com os 45 candidatos da legenda à Prefeitura nos municípios baianos. Ao lado do presidente da Agê

“O PCdoB se jogou a campo e conseguiu um resultado inédito, com 200 candidatos à prefeito Brasil afora e 8 mil candidaturas à vereador. Isso é resultado de uma política de maior afirmação do partido”, declarou após saudar todos os presentes. Rabelo destacou a presença do PCdoB em pólos importantes no estado e ressaltou a  aliança histórica com o presidente Lula : “Não nos acanhemos de ter Luiz Inácio Lula da Silva em nossas campanhas. O PCdoB é historicamente aliado a Lula desde as eleições de 1989”.


 


O almoço era uma prévia do encontro com Jaques Wagner, à tarde, na Governadoria, e uma forma de agregar todos os candidatos e candidatas. “É uma oportunidade de nos conhecermos melhor e fortalecer a nosssa luta por cidades mais desenvolvidas e mais humanas”, afirmou Péricles de Souza. Além do momento de entrosamento, o evento era de comemoração pelo aumento da participação do PCdoB no cenário político baiano. “Jamais tivemos 45 candidaturas à prefeito numa eleição, e com condições reais de vitórias”, destacou Haroldo Lima. “Trata-se de uma grande campanha na Bahia para marcar a presença do partido nessas eleições”, finalizou.


 


Com a palavra, os candidatos e candidatas


 


“O partido está no melhor momento da sua história. Nacionalmente, estamos posicionados com muitas candidaturas em capitais importantes e com chances reais de vitória. Na Bahia, também conseguimos, com êxito, construir projetos importantes em cidades de grande relevância política e econômica”, destacou Paulo Costa, candidato à prefeitura de Guanambi. Sobre a conjuntura eleitoral no município, Costa disse ter um cenário muito bem definido: “Estamos estritamente vinculados ao projeto de Lula e Wagner, enquanto a chapa oponente é anti-Lula e anti-Wagner”.


 


Isaac da Juagro, candidato em Juazeiro, também observou o crescimento do partido no estado: “A Bahia concentra hoje quase 25% dos prefeituráveis do partido, e, em Juazeiro, a novidade é a nossa participação na chapa majoritária, já que antes só havíamos atuado enquanto proporcional”. A candidata de São Sebastião do Passé, Tânia Portugal, aproveitou para elogiar o “jeito PCdoB de governar; na defesa por cidades mais desenvolvidas e mais humanas, com a implantação de políticas públicas voltadas para educação, saúde e a geração de emprego e renda”.


 


Candidato em Alagoinhas, Pedro Marcelino enalteceu a postura histórica do partido: “Não temos notícia, em toda a história da política brasileira, do PCdoB envolvido em escândalos e falcatruas. Somos um partido vinculado com os anseios da nação, e vamos sair destas eleições ainda mais vigorosos e fortalecidos”. Marcelino é cauteloso, mas acena com a vitória quando se trata da sua candidatura: “Estamos crescendo em Alagoinhas. Reunimos o que tem de melhor em nossa cidade e contamos com o apoio de dez partidos políticos, lideranças expressivas do movimento social e popular, o que nos dá segurança na vitória”. Já Dr. Nei, candidato em Capela do Alto Alegre, declarou que a expectativa é de triunfo: “Estamos muito satisfeitos com a composição política que fizemos, envolvendo oito partidos, entre os quais os mais importantes da base de apoio ao governo Wagner e a Lula”.


 


De Salvador,
Camila Jasmin