No SBT, Gomyde ironiza pesquisas em Curitiba

O candidato do PCdoB à Prefeitura de Curitiba, Ricardo Gomyde, disse estar ''levando na esportiva'' as pesquisas de opinião divulgadas nos últimos dias pelos veículos de comunicação.

Em entrevista ao apresentador Robson Silva, do programa ''Tribuna da Massa'', no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), ele lembrou que obteve 23 mil votos somente na capital nas eleições de 2006, quando concorreu a deputado federal, para então disparar: ''Será que não sobrou nenhum voto daqueles?'', ironizou.


 


No início desta semana, o candidato do PCdoB já havia dito que os curitibanos estão mais preocupados com a Olimpíada de Pequim do que com as eleições municipais. ''A população está preocupada neste momento com a Olimpíada de Pequim, com as medalhas que o Brasil vai conquistar. Pesquisa neste momento, portanto, não tem nenhum rigor científico e só serve para compor o folclore político''.


 


Em apenas cinco minutos de entrevista à emissora que pertence ao também apresentador Carlos ''Ratinho'' Massa, o candidato do PCdoB mostrou preparo ao defender as propostas do partido. Confira os melhores momentos:


 


Segurança



As polícias precisam integrar-se de fato com a Guarda Municipal. É necessário que o futuro prefeito se entenda como governador do Estado para resolver esse problema. Defendo a criação de uma cultura de segurança para o município de Curitiba. Tem que haver concurso público para a constituição de um quadro próprio das polícias na capital. É atribuição do Estado, mas um prefeito com bom trânsito com o governador resolve isso. E eu me proponho a solucionar a questão da segurança pública da nossa cidade.


 


Trânsito



O maior problema do trânsito em Curitiba reside na não-realização de licitação para os serviços de transporte coletivo. Isso resolveria o problema da superlotação dos ônibus e poderia baratear ainda mais a tarifa. O transporte de Curitiba antes era um verdadeiro cartão de visitas para o Brasil e o mundo. Todos admiravam o ligeirinho, as canaletas exclusivas e outras soluções criativas. Mas deixou de ser. A realidade mudou. Em dias de chuva, por exemplo, os usuários vivem encaixotados em ônibus superlotados.


 


Saúde



Fui vereador de Curitiba e conheço bem a saúde da nossa cidade. Meu vice é o Dr. Mario Ferrari, presidente do Sindicato dos Médicos do Paraná. A saúde de Curitiba é boa. Os profissionais são excelentes. Mas há problemas crônicos como as filas para os exames especializados. Temos que resolver isso. Vou debater as propostas no horário eleitoral gratuito.


 


Educação



A educação em Curitiba tem que ser prioridade. Fui vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal. Lá, eu convivi com os maiores pensadores da área. A educação fundamental pública tem que ter qualidade igual ou superior à educação fundamental do ensino privado. A criança pobre tem que sair da escola falando, no mínimo, o espanhol. Também defendo o passe escolar para combater evasão escolar.