PCdoB entrega moção de apoio à ocupação da reitoria da UFMS

Desde a quinta – feira, dia 7, os estudantes da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ocuparam a frente da reitoria da universidade, a manifestação vêm após a reunião do COUN (Conselho Universitário), onde sem a participação dos estudantes fic

O processo eleitoral está em discussão há um semestre, sendo uma vez cancelada pela Justiça por irregularidades encontradas no Conselho Universitário. As medidas autoritárias adotadas pelo atual reitor Manoel Peró, têm gerado um confronto direto com os estudantes, já que no dia primeiro dia da ocupação os alunos foram agredidos pelos seguranças.
Definiu-se que a consulta informal será no dia 25 de Agosto, um dia antes do feriado que comemora o aniversário de Campo Grande, o que não agrada aos acadêmicos que temem não ter participação expressiva dos estudantes.
O movimento recebeu apoio de várias entidades, inclusive do PCdoB/MS, que em uma moção entregue aos estudantes manifesta a defesa à ocupação, reconhecendo assim, a importância da luta por uma universidade pública, gratuita e de qualidade.
A militância da União da Juventude Socialista – UJS também está presente na ocupação, o coletivo da entidade participa na linha de frente das conversações com o reitor. Segundo o coordenador do coletivo e secretário de formação da UJS Thiago Custódio este é um momento histórico da universidade “Nós, estudantes, estamos na luta pela ampliação da democracia na Universidade, neste sentido, vamos permanecer na ocupação até que objetivo seja conquistado.”
Segue na íntegra a moção de apoio do comitê estadual do PCdoB/MS


De Campo Grande
Rafaela Muniz


 


NOTA DE APOIO AO MOVIMENTO DOS ESTUDANTES DA UFMS DE OCUPAÇÃO DA REITORIA


 


   O Partido Comunista do Brasil de Mato Grosso do Sul vem a público manifestar seu irrestrito apoio ao movimento dos estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que desde o último dia 07 de agosto 2008 ocupam a reitoria em protesto por mais democracia e por melhorias na instituição.


   A reivindicação dos estudantes da UFMS é justa porque clama por melhoria nas condições de ensino e pela ampliação da democracia interna, hoje limitada por uma regra que impede a participação equânime dos diversos segmentos que compõem a comunidade universitária. O voto paritário está em consonância com a Constituição Federal, que assegura autonomia às instituições de ensino superior, inclusive quanto à definição de regras para a escolha de seus dirigentes. No entanto, mais que uma medida possível do ponto de vista legal, trata-se de uma medida de justiça, porque propicia a todos os segmentos condições menos desiguais de influenciar as decisões sobre os rumos da universidade. Ademais, os estudantes e servidores técnico-administrativos são tão importantes à vida da universidade como o são os docentes.


   A luta do PCdoB sempre se fundiu à luta dos estudantes brasileiros, seja na defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade, seja na defesa de um país soberano, desenvolvido, justo e democrático. É grande a contribuição dos estudantes em muitas conquistas que se materializaram na universidade e na vida nacional. Assim, saudamos os estudantes da UFMS por protagonizarem este momento histórico de resgate do movimento estudantil e por darem ao conjunto da sociedade essa verdadeira lição de cidadania!


 


Campo Grande-MS, 12 de agosto de 2008.


 


Comitê Estadual do PCdoB de MS