Em reunião com Tokarski e Iris Rezende, farmacêuticos apresentam reivindicações
Campanha de Fábio Tokarski vereador mobiliza, em Goiânia, reunião de farmacêuticos com o Prefeito Iris Rezende. No encontro, realizado no dia 25/08, às 8 horas, no Hotel Papillon, a categoria obtém compromisso de nomeação de aprovados no último concurso d
Publicado 27/08/2008 13:50 | Editado 04/03/2020 16:44
Durante reunião, as entidades representativas dos farmacêuticos apresentaram suas reivindicações ao Prefeito Íris Rezende, candidato à reeleição; ao seu vice, Paulo Garcia e ao candidato a vereador Fábio Tokarski (PCdoB). Entre elas, estão a nomeação de todos farmacêuticos aprovados no último concurso público realizado pela Prefeitura de Goiânia; a valorização da categoria em todas as áreas de atuação; compromisso de lutar por campanhas de uso racional de medicamentos; inserção do farmacêutico nos núcleos de apoio à Saúde da Família e outras.
Participaram do encontro com os farmacêuticos, o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Goiás; Cadri Saleh Ahmad Awad; a presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) Nara Luiza de Oliveira; o presidente da Associação de Farmácias de Manipulação do Estado de Goiás e Tocantins, José Elizaine Borges; o presidente da Associação dos Farmacêuticos do Estado de Goiás, Flaubertt Santana; o diretor do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás, Evandro Tokarski; o presidente do Centro Acadêmico de Farmácia da UFG, Bruno Lemos Moreira; o Secretário Municipal de Esportes, Luiz Carlos Orro; além de diversas lideranças do setor.
“Dentro das possibilidades de admissão da Prefeitura, temos aumentado o número de farmacêuticos na administração de saúde municipal. Realizamos concursos e o trabalho nesta área vai aumentando a cada dia. Conseqüentemente, precisamos de mais profissionais. Nosso projeto é espalhar o maior número possível de farmácias na rede municipal de saúde e, em todas elas, a presença do farmacêutico é imprescindível tanto no aspecto da própria exigência legal quanto na segurança da prestação do serviço de saúde e na distribuição de medicamentos para a comunidade”, afirmou o Prefeito Íris Rezende.
Diante de um público de aproximadamente 80 pessoas, o Prefeito assumiu o compromisso de convocar os aprovados no último concurso para o cargo de fiscal da saúde pública. Ele informou que as nomeações ainda não foram efetivadas por causa de questões orçamentárias, mas que devem ser solucionadas em breve com a previsão de aumento da arrecadação. Caso a situação não esteja normalizada até a data de validade do concurso, Íris Rezende afirmou que irá assinar um decreto prorrogando este prazo com o objetivo de efetivar os aprovados.
“Espero que este contato não se resuma ao período eleitoral. Assumo aqui o compromisso de nos reunirmos para discutir Goiânia. Quero ouvi-los para melhorar a saúde da nossa cidade”, afirmou o Prefeito, ressaltando que pretende estabelecer um canal permanente de interlocução com o setor farmacêutico.
Dados do setor farmacêutico
De acordo com Fábio Tokarski, ex-assessor especial do Ministro da Fazenda, Guido Mantega, Goiás é o segundo maior pólo em número de indústrias farmacêuticas no Brasil e o ocupa o terceiro lugar em faturamento no País. Atualmente, ressalta, os produtos farmacêuticos constituem o segundo item que o Brasil mais importa. Na avaliação de Tokarski, o dado ilustra o potencial de crescimento do setor não só em Goiás, mas no Brasil e sua importância na geração de empregos e desenvolvimento da economia.
De Goiânia,
Carolina Skorupski