Gomyde apresenta suas proposta para universitários
O candidato a prefeito de Curitiba pelo PC do B, Ricardo Gomyde, participou, nessa terça-feira (26), do Ciclo de Palestras realizado pela UNIFAE.
Publicado 27/08/2008 13:15 | Editado 04/03/2020 16:54
Gomyde apresentou aos estudantes suas proposta e como pretende fazer com que a capital paranaense volte a ser modelo para o Brasil.
O evento teve como intuito incluir o debate político no meio acadêmico. “É expressiva a participação da juventude nas decisões políticas de nosso país”, disse Gomyde no inicio de seu bate-papo, acrescentando que essa iniciativa faz com que os alunos conheçam as propostas de cada candidato e passam a estabelecer um contraditório entre os candidatos.
Gomyde mostrou a todos que com sua experiência, adquirida ao longo de sua vida política, tem muitas propostas para melhoria de Curitiba. “Minha luta sempre foi pautada na qualidade de vida da população e para que todos tenham acesso aos serviços públicos”, falou.
“Nossa campanha foi planejada para se ter discussões das propostas, para que elas fossem elaboradas de acordo com as necessidades da população, visando às melhorias nos atendimentos públicos já existentes – saúde, educação, cultura, entre outros”, contou Gomyde.
Durante toda a converse, o candidato pode mostrar ao público que suas propostas são coerentes e todas têm condições de serem realizadas. “Curitiba hoje tem problemas crônicos que precisam ser resolvidos, por isso queremos a participação da sociedade na vida política do município”, afirmou.
“Curitiba já foi exemplo para demais cidades com suas campanhas educativas, porém não foi apenas com elas que a cidade se transformou, mais sim com a conscientização da população, que quer morar em uma cidade melhor”.
Propostas
Gomyde respondeu a vários questionamentos, entre eles a questão do aterro sanitário. “É necessário reunir os municípios da região metropolitana para que essa questão possa ser solucionada de uma maneire viável”, falou, completando que uma proposta seria a criação de mais lixões, evitando assim a degradação de um único local.
Para área da saúde Gomyde mostrou que a capital, hoje, necessita de mais prontos atendimentos de emergência. “Curitiba tem hoje três hospitais que atendem emergências, Cajuru, Evangélico e Trabalhador, que não estão suportando a demanda. A construção de novos prontos-socorros e a criação de novos convênios, já melhorariam consideravelmente a saúde pública”, disse.
Curitiba é hoje a 1ª cidade no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, mais para Gomyde é necessário muito mais). “Temos total condições de dar uma educação de qualidade para nossos alunos, uma língua estrangeira hoje é essencial, além disso, é provado que o ensino da música melhora o desenvolvimento das crianças, podemos oferecer tudo isso”, afirmou.
“Precisamos fazer uma cidade para todos os níveis sociais, com melhorias no transporte que hoje está totalmente caótico, a construção do metro não é mais um “artigo de luxo” e sim uma necessidade”, explicou Gomyde referindo-se ao transporte público.
Mostrou também a importância da criação da criação da secretária da Juventude, que tem como objetivo de criar oportunidades para os jovens, como o programa do primeiro emprego, passe escolar, mais espaços de lazer, música e cultura.
Copa do Mundo
Ricardo mostrou aos alunos a importância da realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. “Por onde esse evento passar traz o desenvolvimento econômico, mais se deve, antes de tudo pensar coletivamente, temos total condições de fazer com que alguns jogos sejam trazidos para nossa cidade, desde que haja interesse e participação de todos”, disse.
O candidato finalizou dizendo que as pesquisas mostram apenas um momento, e que não medem uma realidade. “Com o decorrer do período eleitoral a população irá me conhecer e ver que temos boas propostas para a capital”, finalizou Gomyde.
Esteve presente no evento também o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, prestigiando a campanha de Ricardo.