Senado boliviano aprova incorporação do país a Unasur

A incorporação plena da Bolívia à União de Nações Sul-americanas (Unasur) deu um grande passo, depois da aprovação no Senado da lei que ratifica a adesão a esse organismo regional.

A mídia boliviana deu grande destaque na sexta-feira (5) à votação unânime que permitiu sancionar a norma sobre o Tratado Constitutivo da Unasur, assinado em 23 de maio passado em Brasília.



O senador Roger Pinto, chefe de bancada da aliança opositora Poder Democrático Social, destacou o significado desse bloco para o estabelecimento de um inovador e importante processo de integração.



“Entre seus objetivos específicos está o desenvolvimento sustentável e o bem-estar dos povos do continente, pelo qual Bolívia não pode estar isolada do mesmo”, afirmou.



A organização foi constituída há três meses na capital brasileira por Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Chile, Venezuela, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Guiana. A presidente chilena, Michelle Bachelet, ostenta a presidência pró-témpore da entidade, que tem sua sede permanente em Quito, no entanto seu parlamento será constituído na central cidade boliviana de Cochabamba.