Piaui terá mais seis estações meteorológicas

O Piauí terá mais seis estações para previsão do tempo nos municípios de Valença, São Pedro, Castelo do Piauí, Itaueira, Baixa Grande do Ribeiro e Monte Alegre. Essas estações estão sendo instaladas através de convênio firmado entre a Secretaria Estadual

O meteorologista Mainar Medeiros já está na escolha dos terrenos em que a Semar vai instalar as estações que podem ser de dois tipos: Estação Meteorológica de Observação de Superfície Automática e Estação Meteorológica de Observação de Superfície Convencional. O trabalho reforça a posição da Secretaria na implantação de sistema atualizado de estações meteorológicas.
      
 
Segundo Mainar Medeiros, o Piauí avança nesse campo, podendo se tornar em pouco tempo capaz de acompanhar com maior segurança a previsão do tempo e realizar pesquisas meteorológicas. A Semar está trabalhando rapidamente para instalar ainda estações de pesquisa para observação das dunas através da instalação de sistema instalado na Lagoa do Portinho.
      
     
Através de um convênio com o Governo de Goiás, o Piauí, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, vai instalar sistema de acompanhamento diretamente de um satélite meteorológico, ampliando as condições do tempo e as previsões meteorológicas.
      
     
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, órgão do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, uma estação meteorológica de superfície automática é composta de uma unidade de memória central (data logger), ligada a vários sensores dos parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento, etc), que integra os valores observados minuto a minuto e os automaticamente a cada hora.
      
    
Uma estação meteorológica convencional é composta de vários sensores isolados que registram continuamente os parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento, etc), que são lidos e anotados por um observador a cada intervalo e este os envia a um centro coletor por um meio de comunicação qualquer.