Bolívia: oposição começa a desocupar prédios públicos

A oposição da Bolívia informou nesta quinta-feira (18) que começou a devolver ao Estado os prédios públicos que estavam invadidos por militantes. O anúncio foi feito no mesmo dia em que começam as negociações entre o governo de Evo Morales e os governador

Rubin Costas, governador de Santa Cruz, disse que todos os prédios em seu departamento seriam entregues ainda nesta quinta. Imagens de redes privadas de TV mostraram escritórios sendo devolvidos às autoridades. Em Tarija, prédios públicos e instalações de energia também eram devolvidas.



A devolução dos prédios deve desmobilizar os camponeses pró-Evo que mantinham bloqueios de estradas em Santa Cruz. O processo de diálogo entre Evo e os oposicionistas começou nesta quinta em Cochabamba, no centro do país.



Participam da reunião, além de Evo, os governadores de Beni, Santa Cruz, Tarija e Chuquisaca. Os governadores governistas de Oruro e Potosí e os líderes interinos de Cochabamba e La Paz também participam.



Também estão presentes ministros, parlamentares e membros da Igreja Católica. Os observadores internacionais ainda não tinham chegado: José Miguel Insulza (OEA) e o delegado da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).



O governo brasileiro designou o embaixador Luiz Felipe de Macedo Soares, atual enviado do país para a Conferência de Desarmamento em Genebra, como seu representante na comissão



Fonte: G1