Segundo pesquisa, Educação teve maior avanço

A pesquisa, divulgada esta semana, revela que a melhoria do grau de instrução dos brasileiros foi um dos fatores determinantes para os avanços no IDH. O índice nacional passou de 0,745 em 1991 para 0,883 em 2005 (o IDH varia entre zero e um). Além disso,

Em 14 anos, a melhora foi de 0,606 em 1991 para 0,808 em 2005. Apesar disso, a região é ainda a que apresenta os piores índices educacionais, ficando atrás do Norte. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ocupam, respectivamente, tiveram as três primeiras colocações nesse item.


 


O maior aumento na escolaridade foi visto entre a população com educação intermediária, principalmente com Ensino Médio. A proporção de pessoas com esse nível de escolaridade dobrou, tanto no caso dos homens (de 14,2% para 29%) quanto das mulheres (de 15,4% para 30,9%).


 


O IDH-Educação combina a taxa de alfabetização de pessoas de 15 anos ou mais (com peso 2) e da taxa de matrícula nos três níveis de ensino (fundamental, médio e superior) em relação à população de sete a 22 anos de idade (com peso 1). Segundo o Pnud, o IDH mede freqüência à escola e alfabetização, e não qualidade do ensino no País.