''Brasil Sensacional'' é apresentado por Lula em Nova Iorque

O “Brasil Sensacional” foi apresentado pelo Presidente Lula, durante sua viagem à Nova Iorque, na manhã desta segunda-feira (22), no hotel The New York Palace. A campanha publicitária do Ministério do Turismo vai divulgar destinos turísticos brasileiro

A campanha publicitária Brasil Sensacional, que vai de setembro de 2008 a junho de 2010, apresenta a combinação de cenários em pares, sendo um deles já conhecido internacionalmente e outro pouco conhecido ou desconhecido para a maior parte dos estrangeiros. O objetivo é mostrar que o Brasil é um país capaz de proporcionar a vivência de diferentes experiências em uma mesma viagem.



A campanha quer atrair mais turistas estrangeiros para ficarem por mais tempo no Brasil, visitando várias cidades e regiões. No Plano Nacional de Turismo, a estratégia figura como auxiliar na superação de desigualdades regionais, gerar emprego e renda e contribuir para o desenvolvimento sustentável.



Os destinos brasileiros serão divulgados de acordo com as características de cada país onde a campanha será divulgada, levando em conta, por exemplo, se o Brasil já é conhecido no lugar. Esta estratégia atende ao objetivo de diversificar os destinos brasileiros visitados pelos turistas estrangeiros, proporcionando oportunidade de desenvolvimento regional e superação das desigualdades em regiões como o Norte e o Nordeste.



No primeiro momento, as peças da campanha contemplam destinos turísticos do Distrito Federal e dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Até o final da campanha outros destinos serão inseridos promovendo os demais estados.



Em crescimento



O turismo é o primeiro item da pauta de exportações de serviços do Brasil. Estudo divulgado este ano pelo WTTC (World Travel and Tourism Council) revelou que o Brasil é, atualmente, o 14º país em termos absolutos no impacto da atividade turística na economia dos países, que conta com 176 nações pesquisadas.



De grande importância para medir a relevância do turismo para os países, o indicador utiliza variáveis como: gastos dos visitantes, geração de empregos diretos e indiretos, investimentos públicos e privados em turismo. A WTTC indica também que em 2008 o Brasil será o país que mais crescerá no mundo em turismo de negócios e será o quinto na geração de empregos diretos. 



O alvo da campanha são os principais países emissores de turistas do mundo. Nesta primeira fase, os mercados selecionados para veiculação das peças foram as Américas do Norte e do Sul e países europeus  – Alemanha, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália e Portugal.



Agenda cheia



Na tarde desta segunda-feira, o Presidente Lula participa de encontro sobre as necessidades de desenvolvimento da África e à noite, o presidente se reúne com lideranças empresariais dos Estados Unidos e, posteriormente, será condecorado com a Insígnia de Ouro, no jantar em sua homenagem, no hotel Waldorf-Astoria. A Insígnia de Ouro é concedida em reconhecimento ao trabalho de indivíduos e organizações que trabalham por justiça política e social.



Na terça-feira (23), o presidente Lula abre o debate da 63ª Assembléia Geral da ONU. No discurso deste ano, Lula destacará a crise financeira que atingiu os Estados Unidos e se espalhou pelo mundo. Também abordará temas como alimentos, energia e imigração.



Lula participará de uma reunião sobre a crise financeira mundial, em Nova York, na noite da quarta-feira (24), que vai reunir o diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn, e líderes do Reino Unido, China, Índia e Austrália. O objetivo do encontro é reunir lideranças para tratar o tema da crise financeira como parte da agenda política das nações.



Há 61 anos, o Brasil é o primeiro a discursar na Assembléia-Geral da ONU. O ritual começou em 1947, quando o chanceler brasileiro Oswaldo Aranha fez o primeiro discurso. Não houve nenhuma razão especial para isso: Aranha inaugurou a sessão simplesmente porque se inscreveu primeiro. Repetiu o ato no ano seguinte e, daí por diante, o ritual foi mantido.



De Brasília
Com agências